Secretaria da Agricultura paraticipa da Bahia Farm Show no Oeste Baiano

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Nesta terça-feira (31/05/2011), a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) participa, no município de Luis Eduardo Magalhães, da solenidade de abertura da Bahia Farm Show, feira de tecnologia agrícola e negócios, um dos mais importantes eventos do País, que acontece no momento em que o estado comemora mais uma safra recorde de grãos e a região se firma como detentora dos maiores índices de produtividade de soja, milho e algodão do Brasil.

Segundo informações do 3º Levantamento da Safra do Oeste da Bahia, o algodão despontou como o principal destaque da safra 2010/11 devido ao aumento de 51% da área plantada em relação ao ano-safra anterior, ficando em 371 mil hectares. O fato surtiu efeito no salto da produção de 372 mil toneladas de pluma em 2009/10 para 600 mil toneladas de pluma nesta safra, uma variação positiva de 62%.

Quanto à soja do cerrado, o levantamento informa que a produtividade da cultura foi de 56 sacas por hectare, contra 51 sacas por hectare no ciclo anterior, atingindo 10% de incremento. Essa estatística posiciona a Bahia à frente do Paraná e de Brasília, que ocupam o segundo lugar com 55 sacas/ha, e do Mato Grosso, com 53 sacas.

A área ocupada com a soja foi de um milhão de hectares, o que representa o aumento de 3%, se comparado ao ano anterior. Os resultados atestam também o avanço na produção de 3,6 milhões de toneladas, superior à safra passada.

O milho do oeste baiano alcançou a produtividade de 163 sacas por hectare, contra 145 sacas no ciclo anterior. O acréscimo de 12% na produtividade equilibrou a diminuição de 10% na área plantada, que saiu de 170 mil hectares, em 2009/10, para 153 mil hectares na safra em curso.

Nesta quarta-feira (1º de junho), das 9 às 12h, representantes da câmara setorial de grãos em conjunto com a câmara setorial da cadeia produtiva do milho e sorgo no Brasil estarão reunidos na Bahia Farm Show para tratar da atual conjuntura do mercado de milho nos cenários estadual e nacional, apresentar a estrutura das câmaras setoriais da Bahia, além de discutirem sobre outros assuntos relacionados à câmara de grãos.

O secretário Eduardo Salles estará presente no primeiro dia da Bahia Farm Show, que é apoiada pela Seagri e promovida pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Associação dos Revendedores de Máquinas e Implementos Agrícolas do Estado da Bahia (Assomiba), Fundação Bahia e prefeitura local.

*Com informação: Sérgio Jones

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113684 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]