SEAGRI: Secretários de agricultura organizam fórum da região de Irecê

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

(Irecê/Bahia) – Os secretários de agricultura de 20 municípios vão se reunir quarta-feira, dia 4 de maio de 2011, para criar o Fórum de Secretários de Agricultura da Região de Irecê, aceitando a sugestão feita pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. O fórum terá a missão de debater os problemas regionais e traçar os caminhos para o desenvolvimento da agropecuária da região. “Nosso objetivo é organizar fóruns em todos os 26 territórios da Bahia, que escolherão seus coordenadores para compor o Fórum Estadual de Secretários”, explicou Eduardo Salles. A decisão de criar o fórum da região de Irecê foi um dos mais significativos resultados do projeto Seagri Itinerante, realizado em paralelo com a 13ª Expoagri.

Reunido com secretários da região de Irecê, na noite desta sexta-feira, (29/04/2011), Salles explicou que a intenção de criar o Fórum Estadual dos Secretários de Agricultura tem o objetivo de estabelecer o diálogo permanente com a representação dos territórios, traçando planos para o fortalecimento e desenvolvimento da agropecuária baiana.

Durante o projeto Seagri Itinerante, todo o gabinete da Secretaria da Agricultura foi transferido para o Parque de Exposições de Irecê, onde o secretário reuniu-se por toda a tarde desta sexta-feira com lideranças do setor e debateu com representantes das cadeias da apicultura, bovinocultura de leite e de corte, ovinocaprinocultura, pesca e aqüicultura, fruticultura e grãos, os problemas e as possíveis soluções.

O vice-governador e secretário da Infraestrutura, Oto Alencar, esteve no local da reunião, e destacou a importância da Seagri Itinerante por aproximar o governo dos produtores e especialmente da agricultura familiar. Ele afirmou que a Seinfra está focada em garantir a infraestrutura para a produção.

AFTOSA

No início da noite de sexta-feira o secretário Eduardo Salles, a superintendente da Ministério da Agricultura na Bahia, Maria Delian, e o diretor de Defesa Sanitário Animal da Adab, Rui Leal, fizeram o lançamento da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. “Na última campanha alcançamos a marca de 97,93% de cobertura vacinal, e agora nossa meta é atingir 100%”, disse Rui Leal.

Para a superintendente do Ministério da Agricultura, Maria Delian, a conscientização e empenho dos produtores tem sido fatores importantes na obtenção dos índices de vacinação na Bahia, cada vez maiores. O secretário Eduardo Salles lembrou que na campanha passada Irecê alcançou o índice de 99,64% e estimulou os produtores da região a vacinar seus rebanhos. “Nós fizemos o dever de casa, e a Adab é uma das melhores agências de defesa agropecuária do País”.

Minutos antes do ato de lançamento da campanha de vacinação, o secretário fez a entrega simbólica das chaves dos primeiros oito tratores adquiridos através do programa Mais Alimentos. O agricultor familiar Manual Ribeiro da Cruz, do município de Canarana, recebeu a chave do veículo e disse que o uso do trator será muito importante para aumentar a produção em sua propriedade.

Através do Programa Mais Alimento é possível comprar de um facão a um trator, com três anos de carência e sete anos para pagar, sem juros. No Brasil inteiro, o programa funciona com 2% de juros, mas mas na Bahia, por iniciativa do governador Jaques Wagner, o juro é zero.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Dúvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozóide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua como incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: reyapeixoto@yahoo.com.br.