Salvador sediará Campeonato Mundial de Judô 2012

Salvador sediará Campeonato Mundial de Judô 2012
Salvador sediará Campeonato Mundial de Judô 2012.
Salvador sediará Campeonato Mundial de Judô 2012
Salvador sediará Campeonato Mundial de Judô 2012.

A equipe de Cuba venceu a segunda edição da Copa do Mundo de Judô por Equipes, encerrada na noite deste sábado (14/05/2011) no SESC Aquidabã, em Salvador. Pelo placar de 3×2, os cubanos bateram os japoneses na final e levaram a medalha de ouro. A equipe do Brasil ficou com o terceiro lugar depois de perder a semifinal para o Japão e derrotar os coreanos na disputa pelo bronze.

Durante a disputa da Copa do Mundo foi anunciado que em 2012, Salvador vai sediar o Campeonato Mundial de Judô, a mais importante competição do esporte depois da Olimpíada. “Serão 32 países participando da disputa, que vai fazer de Salvador o centro do Judô mundial. Isso é muito bom para o Brasil e para os baianos”, destacou o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Marcelo França.

Já o secretário do Trabalho, Emprego e Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, afirmou que com o anúncio a Bahia se consolida como um dos principais destinos de competições internacionais no Brasil. “Depois de receber as duas Copas, vamos ser a sede do Campeonato Mundial, que também era disputado por cidades importantes como Paris e Londres”.

Segundo ele, o Governo do Estado está empenhado em incentivar a prática esportiva e divulgar o nome da Bahia por meio do esporte. “Este é um dos nossos objetivos, colocar o estado no cenário esportivo mundial e dar aos baianos a oportunidade de assistir e participar desses eventos. É uma forma também de estimular a prática esportiva entre os jovens”.

Golpe perfeito

A vitória dos brasileiros sobre os coreanos, na decisão do terceiro lugar, foi emocionante e fez a plateia de mais de mil pessoas vibrarem com o resultado. Depois de perder as duas primeiras lutas, o Brasil conseguiu equilibrar a disputa e virou o placar no último combate com um Ippon, “o golpe perfeito”, aplicado por Charles Chibana em Lee J.

Segundo Chibana, o trabalho da comissão técnica fez a diferença. “Eu fui para a luta preparado, meu técnico passou as características dele e me orientou bem, os coreanos são muito bons, mas conseguimos superar e vencer no fim, valeu a festa da torcida baiana”.

Esta é a segunda vez que a Copa do Mundo de Judô por Equipes é realizada na Bahia com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Este ano 70 atletas de sete países participaram das lutas, que atraíram um público de mais de três mil pessoas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]