Reitor José Carlos diz que reeleição foi fruto da valorização de pessoas

Reitor José Carlos diz que reeleição foi fruto da valorização de pessoas
Reitor José Carlos diz que reeleição foi fruto da valorização de pessoas

Os professores José Carlos Barreto de Santana e Genival Corrêa de Souza foram empossados na noite dessa segunda-feira (16/05/2011) respectivamente reitor e vice-reitor para gerir a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) no quadriênio 2011-2015. A solenidade foi realizada no Auditório Central, campus universitário, com a presença de membros das comunidades interna e externa.

Em discurso, José Carlos Barreto fez relato do trabalho desenvolvido desde 2007, quando foi eleito reitor pela primeira vez juntamente com o então vice-reitor Washington Almeida Moura, e enfatizou que o reconhecimento da comunidade universitária em reconduzir o grupo do qual faz parte para mais quatro anos de gestão está direcionado à prática da Administração de valorizar as pessoas que integram os segmentos da comunidade universitária: funcionários, estudantes e professores.

José Carlos Barreto mencionou a superação de práticas até então “enraizadas” ao longo da história da Uefs, como a indução à subserviência, a falta de transparência na aplicação dos recursos públicos e de participação das comunidades interna e externa no debate para tomada de decisões. Neste contexto, salientou, está inserida a participação da Administração nas lutas de professores e funcionários por melhores condições de trabalho e salários e a construção de políticas e de práticas de acesso e de permanência dos estudantes, em especial os oriundos de comunidades carentes.

A UEFS, hoje, destacou Barreto, colhe frutos da execução da proposta apresentada pela comunidade em 2007 e que saiu vitoriosa na eleição para reitor vice-reitor daquele ano, citando a autonomia, a qualidade da produção acadêmica, o reconhecimento da condição de socialmente referenciada e a defesa da sociedade, incluindo o reconhecimento dela para com a Instituição. Dentro desse processo, enfatizou José Carlos Barreto, a crítica responsável “será sempre bem vinda”.

Participação nas decisões

Para Genival Corrêa, ser escolhido pela comunidade da Uefs para exercer o cargo de vice-reitor nos próximos quatro anos significa dar continuidade ao trabalho realizado como coordenador de Extensão desde 2007, “dentro de um projeto sonhado por muitos e executado depois de lutas desenvolvidas por anos”. Segundo afirmou, estará cada vez mais empenhado em “zelar pelo fiel cumprimento do programa de gestão proposto nas eleições deste ano”.

Emocionado, o professor Washington Almeida Moura, que exerceu o cargo de vice-reitor nos últimos quatro anos, revelou que vai continuar na Administração da UEFS trabalhando na Pró-Reitoria de Extensão. Moura também fez referência às prioridades dos últimos quatro anos de gestão, citando o estímulo à participação nas decisões, o diálogo junto a entidades representativas e a transparência irrestrita. Ele relatou que sente “orgulho em ter atuado ao lado do reitor José Carlos Barreto e da valorosa equipe da Administração Central e de toda a UEFS”.

A solenidade de posse contou com a presença de representantes de diversos segmentos da comunidade externa, como a Câmara Municipal, Política Militar, Prefeitura de Feira de Santana e igrejas, da Associação dos Docentes da UEFS (Adufs), do Sindicato dos Servidores (Sintest), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Grupo Ousar, composto por estudantes da UEFS.

Também estiveram presentes a reitora da Universidade Federal da Bahia, Dora Leal Rosa, o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Paulo Roberto Pinto Santos, a vice-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Adélia Maria Carvalho Pinheiro e o vice-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Silvio Luiz Oliveira Soglia.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário