Real só vai desvalorizar com mudança na política monetária dos EUA e da Europa, diz ministro Guido Mantega

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (20/05/2011) que o real só deverá se desvalorizar quando houver uma mudança na política monetária internacional.

“Enquanto não houver uma mudança da política monetária dos Estados Unidos e da União Europeia, que ainda estão emitindo muito dinheiro, expandindo muito o crédito, nós teremos alguma pressão [cambial], que governo brasileiro vai procurar controlar”, disse Mantega, depois de almoçar com empresários varejistas em um hotel na capital paulista.

De acordo com o ministro, a entrada de capitais internacionais no país já dá mostras de arrefecimento nos meses seguintes ao primeiro trimestre, quando houve forte ingresso de moeda estrangeira no país.

Mantega ressaltou que a estabilidade do câmbio depende do ingresso moderado de capitais no país. “O real depende do fluxo de capitais e principalmente da política monetária dos países avançados. Essa política excessivamente expansionista acaba trazendo muitos recursos para os países emergentes de modo que isso tende a valorizar a nossa moeda”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109881 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]