Queda contínua de circulação nos últimos 60 anos sugere fim do jornal impresso, diz estudo canadense

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.


Os jornais um dia não circularão mais, afirma um consultor canadense que analisou a circulação de publicações de Canadá, Estados Unidos e Grã-Bretanha em 60 anos, informou o Canadian Journalism Project (CJP).

Ken Goldstein, um consultor de Winnipeg, Manitoba, divulgou um relatório (em PDF) segundo o qual a circulação de jornais diários e pagos, em relação ao número de domicílios, tem caído continuamente desde 1950 nos três países. Entre os da Grã-Bretanha, a queda foi de aproximadamente 150% para 40%; no Canadá, de 100% para 30% e nos EUA, de mais de 120% em 1950 para cerca de 40% em 2010.

“Algum dia, os jornais impressos acabarão. E eles não necessariamente serão substituídos por um mesmo número de jornais digitais”, disse Goldstein, acrescentando: “Alguns poucos importantes jornais nacionais ou internacionais sobreviverão em formato eletrônico. As notícias locais serão divulgadas por uma variedade de outros serviços online”.

Um estudo do Pew Research Center sobre a situação da mídia mostra que a circulação de jornais caiu 5% em 2010, menos do que em 2009, quando a queda foi de 10%.

No entanto, outras pesquisas sugerem que o jornal em papel ainda é um negócio rentável. Segundo oLaboratório Nieman de Jornalismo, dois anos após o lançamento de um sistema de cobrança pelo conteúdo online, o diário The Newport Daily News, em Rhode Island, ganha mais dinheiro com a versão impressa do que com a online.

Na América Latina, a tendência é de crescimento na circulação de jornais. Para Chidanand Rajghatta, editor de internacional do The Times of India, a mídia impressa está fazendo mais do que sobreviver ao incorporar os recursos digitais. “Esses velhos ainda têm muita vida pela frente.

*Com informação: Knight Center | Por Ian Tennant/AP

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]