Projeto quartas Baianas começa a circular pelo interior do Estado

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A população de Cachoeira, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari e Lençóis vai ter a oportunidade de assistir a obras da cinematografia baiana com a passagem do ‘Quartas Baianas’ pelas cidades. Fixado há sete anos na Sala Walter da Silveira, em Salvador, o projeto objetiva dar visibilidade e acesso a filmes e vídeos que compõem o patrimônio do cinema da Bahia, tendo exibido mais de 450 títulos gratuitamente em sessões fixas que ocorrem na capital às quartas-feiras, sempre às 20h.

Agora, por meio de edital do Banco do Nordeste, a Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV) capitalizou patrocínio para a ação Quartas Baianas no Interior, proporcionando a difusão e a interiorização do cinema da Bahia, em especial do acervo do próprio projeto, além de formação na área. Todas as atividades serão gratuitas.

Nos cinco municípios, onde a programação se estende, em cada um deles, durante quatro dias, serão realizadas mostras de filmes – incluindo lançamentos –, debates com diretores de trabalhos exibidos, conferências e mesas-redondas com representantes da área e uma oficina de audiovisual, reservando espaço para a formação.

A primeira cidade visitada é Cachoeira, desta quarta (18/05/2011) a sexta-feira (20), cuja grade de atividades já está fechada e onde o projeto também conta com o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Cineclube Mário Gusmão e da prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Depois, serão Feira de Santana (25 a 28), Vitória da Conquista (8 a 11 de junho), Camaçari (6 a 9 de julho) e, por fim, Lençóis (13 a 16 de julho), numa seleção de localidades pertencentes a diferentes territórios de identidade da Bahia. Também está prevista a produção de uma caixa coletânea de DVDs com obras que integram o ‘Quartas Baianas’.

O projeto é uma realização da ABCV em parceria com a Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura (Secult). O Quartas Baianas no Interior representa a primeira incursão da ABCV fora de Salvador.

*Com informação: Sérgio Jones
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113759 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]