Projeto Educar para Construir inicia aulas nesta segunda-feira

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Aprendiz de pedreiro/pintor, carpinteiro, eletricista, encanador, almoxarife e auxiliar administrativo. Esses são os cursos do projeto Educar para Construir, que inicia as aulas na próxima segunda-feira (02/05/2011), nas unidades de Novos Alagados e Bairro da Paz, beneficiando 320 jovens.

O projeto é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e a Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM). Os cursos têm a duração de um ano, sendo cinco meses de teoria e sete de prática.

Cada aprendiz recebe uma bolsa para participar da capacitação. Os pré-requisitos para a seleção são ter entre 18 e 22 anos de idade, identificação com o setor da construção civil, estar cursando entre a 5ª série do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio, matriculado e frequentando uma escola pública, preferencialmente à noite.

Ao todo, foram inscritos 619 jovens, dos dois sexos. Depois de passarem por uma seleção, composta por prova e entrevista, 260 foram aprovados para a formação técnica em construção civil e outros 60 para as duas turmas de auxiliar administrativo. Os alunos são encaminhados para as empresas parceiras do projeto, ligadas ao Sindicato da Indústria da Construção Civil da Bahia (Sinduscon-BA).

O projeto alcança um índice de 86% de contratos de aprendizagem realizados. Os jovens fazem a parte prática do curso com a carteira assinada e têm contrato de trabalho por um ano. Os cursos disponibilizados são reconhecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para capacitar jovens aprendizes, conforme a Lei de Aprendizagem.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111094 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]