Programa de Saúde em Movimento chega às comunidades de Calabar e Alto da Pombas em Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Programa de Saúde em Movimento chega às comunidades de Calabar e Alto da Pombas em Salvador.
Programa de Saúde em Movimento chega às comunidades de Calabar e Alto da Pombas em Salvador
Programa de Saúde em Movimento chega às comunidades de Calabar e Alto da Pombas em Salvador

As comunidades do Calabar e Alto das Pombas, em Salvador, foram atendidas na manhã deste sábado (21/05/2011) com diversos serviços do programa Saúde em Movimento, criado e desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado Bahia (Sesab). Foram realizados atendimentos em clínica geral, pediatria, ultrasonografia, saúde bucal e orientação psicológica. A ação marca o início da participação da saúde pública no programa Pacto pela Vida, criado pelo Governo do Estado e que promove a implementação de ações de segurança pública integradas com políticas inclusivas resultantes de parcerias entre os diversos setores da administração estadual e a sociedade.

Ainda pela manhã, moradores de ambos os sexos e de todas as idades tiveram acesso a atendimentos gratuitos em clínica geral, pediatria, nutrição, saúde bucal (com orientações sobre a importância da escovação correta dos dentes e a aplicação de flúor), ultrasonografia, orientação psicológica, medição de glicemia e aferição da pressão arterial. Os serviços foram realizados numa parceria da Sesab com a Fundação José Silveira e a Prefeitura de Salvador.“Faz parte do esforço do Governo do Estado, dentro do programa Pacto pela Vida, trazer a ampliação das políticas públicas nas áreas sociais dessas comunidades”, disse o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla.

Comodidade

As mulheres foram as que mais procuraram os serviços. Há cerca de 10 anos, a auxiliar de serviços gerais Eliene Damasceno de Jesus, moradora do Calabar, identificou um cisto na mama. Na época, os médicos disseram que não era para ela se preocupar e que não seria necessário fazer cirurgia. Agora, ela aproveitou a comodidade de ter o serviço de ultrasonografia perto de casa e resolveu fazer o exame. “Tudo isso aqui na porta. Não precisamos sair daqui de madrugada para pegar fila em outros lugares. Melhor, impossível”, afirmou Eliene.

Preventivo

No Alto das Pombas, a estrutura foi montada em frente à Unidade de Saúde da Família do bairro, com os mesmos serviços. Aos 29 anos, a empregada doméstica Sandra Santos Silva foi uma das centenas de mulheres que procuraram o serviço ginecológico. “O atendimento está ótimo. Vim fazer o preventivo e me oferecerem outros exames, que vou fazer também. É uma oportunidade para colocar a saúde em dia. Eu nunca presenciei uma coisa assim por aqui. Está melhorando a cada dia”.

Oftalmologia

O secretário Jorge Solla adiantou que o Governo do Estado irá oferecer à comunidade mais ações na área de saúde. “No próximo sábado, vamos fazer uma atividade mais voltada para a oftalmologia destinada a escolares e idosos, inclusive com referência para cirurgias que forem necessárias. E, daqui a 15 dias, começaremos um rastreamento de câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos, com uma unidade móvel de mamografia”.

Capacitação

O titular da Sesab anunciou, também, que até o final do mês serão abertas as inscrições para um curso técnico em enfermagem para os moradores do Calabar e do Alto das Pombas. “Será uma turma com 30 alunos. O curso será oferecido pela Escola de Formação Técnica em Saúde. Também vamos oferecer um curso de qualificação na área de alimentação. Temos aqui muitas pessoas que são pequenos produtores de alimentos. Isso vai permitir uma prática mais saudável na produção”.

Nos últimos dois meses o Governo do Estado promoveu sucessivas reuniões com lideranças comunitárias do Calabar e do Alto das Pombas, para identificar as principais necessidades da comunidade. Desde então, os moradores já receberam a visita da Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon, com ações de cultura e lazer; o SAC Móvel, com emissão de documentos, além da abertura de turmas para cursos de inglês, pré-vestibular e para o programa Todos Pela Alfabetização (Topa).

Cidadania

“Com a instalação da Base Comunitária de Segurança vemos a cidadania sendo resgatada. Exatamente o que prevíamos. Ações nas áreas de educação, cultura, esporte, lazer e agora na área de saúde. Outros programas com certeza virão para ajudar a comunidade local”, garantiu o secretario da Segurança Pública, Maurício Barbosa”. Participaram também das ações neste sábado no Calabar e no Alto das Pombas o secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113655 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]