Presidente do BC diz que regime de metas de inflação tem servido bem ao Brasil

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje (05/05/2011) que o regime de metas para a inflação “tem servido bem” ao Brasil. Segundo ele, esse sistema permite coordenar as expectativas e, dessa forma, ajuda no planejamento e nas decisões de consumo.

Para este ano, a meta de inflação é 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Cabe ao BC perseguir essa meta e, para isso, usa como principal instrumento a taxa básica de juros, Selic. Essa taxa é elevada quando o BC considera que a economia está aquecida e que a inflação tem trajetória de alta.

“Afora alguns períodos em que de fato a inflação escapava, esse regime permite que o Banco Central consiga trazer a inflação de volta. Ao longo do tempo, esse regime tem contribuído para a estabilidade macroeconômica do país”, disse, em audiência na Câmara dos Deputados.

Tombini destacou ainda que, desde 2001, as taxas de juros de mercado têm baixado e os juros reais (descontada a inflação) também estão em declínio.

O presidente do BC disse ainda que o governo tem o objetivo de ampliar ao longo do tempo a oferta e o acesso da população ao crédito e ao sistema financeiro, com regulação prudencial. “A ideia é procurar garantir a expansão de crédito, sem comprometimento da estabilidade financeira.”

Tombini destacou que, quanto mais pessoas tiverem acesso ao sistema financeiro, maior será a eficácia da política monetária (ajustes na taxa Selic). “No ciclo de aperto monetário [aumento da Selic] que estamos, cria-se um incentivo para o poupador que terá maior rendimento nas aplicações financeiras”, defendeu.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120852 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.