Prefeitura de Feira de Santana apoia o movimento pela Paz

19 Caminhada pela Paz ocorre em Feira de Santana.19 Caminhada pela Paz ocorre em Feira de Santana.

Centenas de pessoas se reuniram para disseminar a cultura de paz em Feira de Santana, em mais uma edição da Grande Caminhada pela Paz e Desarmamento, realizada na tarde deste domingo (29/05/2011). Crianças, jovens, adultos e até mesmo idosos, unidos pelo mesmo propósito, percorreram a avenida Getúlio Vargas, em direção ao palco montado próximo a Estação de Transbordo Central.

O evento atinge este ano a 19ª edição e é promovido pelo Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência (MovPaz), em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev). Antes de serem iniciadas as apresentações musicais, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância da realização da Caminhada pela Paz na cidade.

“Essa luta pela paz é válida. A iniciativa do MovPaz em levar esse evento para várias cidades do país é muito importante. Infelizmente estamos vivendo em uma sociedade que tem se armado cada dia mais. Com armas ou com palavras, as pessoas têm prejudicado colegas, amigos e vizinhos. Precisamos disseminar a cultura da paz e não-violência”, afirmou.

O presidente do MovPaz, Clóvis Nunes, agradeceu o apoio do Governo Municipal para realização do evento. Tarcízio Pimenta desceu do trio e acompanhado dos secretários Mizael Freitas, de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos; Flailton Frankles, de Transportes e Trânsito e José Raimundo Pereira de Azevedo, de Educação, se uniu a multidão.

Entoando a canção “Paz pela Paz”, a cantora Márcia Porto deu início as apresentações musicais. Outras canções, como “Eu quero ter um milhão de amigos”, “Oração de São Francisco de Assis”, “Amanhã será um lindo dia”, também transmitiram mensagens de paz durante o percurso. No palco, houve apresentações da Banda 80 na Pista e Carlos Pitta.

Capim Molhado no distrito de Ipuaçu

Agricultores de todos os distritos de Feira de Santana estão prestigiando a 13ª Festa do Vaqueiro e 12ª Festa do Trabalhador Rural, que acontece até este domingo (29) no distrito Governador João Durval Carneiro, antigo Ipuaçu. A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri) está disponibilizando vários ônibus para conduzir os agricultores de cada um dos distritos até o sítio da festa.

No início da tarde deste domingo, o prefeito Tarcízio Pimenta e a primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta foram acompanhar as comemorações ao Dia do Trabalhador Rural. Eles foram recebidos pela administradora do distrito, Antônia Marques Cardoso, que fez uma avaliação da festa.

“A edição deste ano está uma maravilha, em todos os aspectos. A estrutura está melhor, com uma distribuição adequada de toldos e a grade de atrações também não deixou a desejar. Um grande público tem marcado presença”, destacou.

Uma cavalgada que teve saída na localidade de Pedra da Canoa em direção a sede do distrito foi realizada neste domingo, reunindo participantes de vários municípios da região. À noite, a animação da festa ficará por conta das atrações Capim Molhado, Quixabeira da Matinha, Baya e Banda, A Vaqueirama.

Festa em louvor a Senhor Bonfim

As comemorações em louvor ao padroeiro de Bonfim de Feira serão encerradas neste domingo (29), às 17 horas, com a realização da Procissão Solene e Bênção do Santíssimo Sacramento. A paróquia do distrito vem realizando, desde o último dia 20, a Festa do Senhor do Bonfim 2011, com o tema “Igreja, comunhão de vida e missão”.

A tradicional festa marcou também a comemoração dos 208 anos de Paróquia. Durante nove noites, a comunidade católica do distrito participou de momentos de renovação da fé e confraternização. Quermesse e leilão de prendas após as celebrações, Missa do Vaqueiro, Forró do Padre, lavagem e leilão de animais fizeram parte da programação.

Na manhã deste domingo, o prefeito Tarcízio Pimenta e a primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta prestigiaram a missa solene, celebrada pelo padre Luís Carlos Cerqueira. Ao final da missa, a presidente da Comissão Organizadora do novenário, Rita Bastos, fez questão de agradecer o apoio cedido pela Prefeitura de Feira de Santana para a realização da festa.

“Todos os nossos inúmeros pedidos foram atendidos. Isso permitiu que a festa fosse realizada da forma que planejamos. Agradecemos ao prefeito e equipe pela colaboração especial”, pontuou.

Inauguração da Capela Pierre Vigne

Fiéis do conjunto Madre Blanche, localizado no bairro Jardim Acácia, comemoraram a inauguração da Capela Pierre Vigne, na manhã deste domingo (29). A missa de ação de graças foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian.

A Capela é vinculada ao Centro de Formação Padre Vigne, que funciona em frente ao templo e oferece cursos profissionais gratuitos à comunidade, como pintura e costura. A fundadora da Capela e do Centro de Formação, irmã Rosa Aparecida, agradeceu as pessoas que contribuíram para a construção do templo.

“Essa luta foi compartilhada por toda uma equipe. Não estive sozinha, por isso dedico o mérito de ação de graças a cada um que nos estendeu as mãos. Muitos fiéis ajudaram doando blocos e cimentos”, afirmou.

Na oportunidade, ela relembrou que o despertar do olhar pelo local e o desejo de ajudar a comunidade surgiu em 1988, quando a rua Belo Horizonte, onde está situada a Capela, era ainda uma invasão, com 54 barracos e hoje possui 192 casas. “A batalha pela realização desse sonho foi iniciada há muito tempo. O voo foi alçado com asas de águia e hoje, graças a Deus, pudemos comemorar essa conquista”, salientou.

O prefeito Tarcízio Pimenta e a primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta participaram da missa de ação de graças pela inauguração da Capela Pierre Vigne.

Ações pelo Dia Mundial sem Tabaco

Para conscientizar principalmente crianças e adolescentes sobre os malefícios causados pelo tabagismo, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Dr. Gutemberg de Almeida (Caps Ad), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irão visitar 28 escolas municipais na próxima terça-feira (31), quando se comemora o Dia Mundial sem Tabaco. Trabalhos de orientação também serão realizados em setores da SMS.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do CAPS Ad, Carolina Carvalho, a atividade estará voltada ao fator mais importante, a conscientização. “Panfletos, cartazes e folders que serão distribuídos fazem um alerta para o tabagismo, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença. Atualmente cinco milhões de pessoas morrem por ano por doenças relacionadas ao hábito. Então, conscientizar sobre o risco que os fumantes correm é uma iniciativa sempre válida”, destaca.

Ela observa que o CAPS Ad oferece tratamento específico para os dependentes do tabaco. “Os pacientes são avaliados e incluídos nos grupos voltados para diferentes formas de tratamento. O grupo de reposição de nicotina, por exemplo, abrange o paciente que necessita de medicação para auxiliar na abstinência do cigarro, como a goma de mascar, adesivo nikitin e o medicamento bupropiona”, explica.

Outros grupos com características diferentes são voltados para pacientes que não precisam de medicamentos, como o terapêutico e de psicoterapia individual. Atualmente, 3.800 pessoas encontram-se cadastradas no CAPS Ad, no tratamento contra o álcool e outras drogas como, maconha e crack. Cerca de 80% deste total estão submetidas ao tratamento contra o tabagismo.

SMT fiscaliza pontos de ônibus

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) está intensificando a organização do trânsito no centro comercial de Feira de Santana. Foi iniciada na última sexta-feira (27) uma operação que fiscaliza a parada de ônibus nos locais específicos, evitando congestionamentos e formação de filas duplas.

Para dar maior fluidez ao trânsito, sobretudo nos horários de pico, a Superintendência ampliou o tamanho dos espaços físicos para estacionamento de ônibus nos pontos, o que permite a parada tranqüila e ordenada de mais de um veículo. Além de faixas amarelas, a utilização de cones também facilitou a demarcação do novo espaço.

No primeiro dia de trabalhos, a equipe da SMT esteve concentrada na avenida Getúlio Vargas, no trecho que compreende a rua JJ Seabra e o Hospital Emec. Ao longo dessa semana, a ação deverá acontecer em outras paradas de ônibus no Centro da cidade.

“Nosso principal objetivo é evitar congestionamentos. Iremos fiscalizar outros pontos específicos, principalmente aqueles com trânsito mais intenso”, explicou o superintendente José Lisboa Neto. Ainda segundo ele, o momento também será oportuno para verificar o cumprimento do itinerário do transporte alternativo, que possui paradas específicas.

Vigilância Sanitária no combate a dengue

O combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, passou a ser executado também pelos técnicos da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), durante as fiscalizações realizadas nos estabelecimentos comerciais. Os técnicos do órgão podem agora notificar os estabelecimentos que oferecem condições favoráveis a proliferação do mosquito.

A iniciativa, que soma esforços com as ações da Vigilância Epidemiológica, partiu do projeto “Educação Permanente e Educação Sanitária no Controle da Dengue”, elaborado pelas biólogas da Divisa, com o objetivo de propagar a Educação Ambiental e Educação Sanitária em estabelecimentos fiscalizados pelo órgão e assim diminuir as condições ambientais e socioculturais envolvidas no processo de disseminação da doença.

De acordo com a chefe da Divisa, Kérssia Carneiro, o mesmo olhar clínico que o agente de endemias possui sobre a dengue está sendo adotado pelos técnicos. “Três biólogas especialistas em dengue foram inseridas no quadro da Divisa e são responsáveis por orientar nossos técnicos”, explica.

Segundo ela, orientações sobre o combate ao mosquito estão sendo passadas durante as fiscalizações. “O trabalho educativo vem sendo realizado, independente de serem encontrados focos do mosquito. A conscientização e sensibilização do maior número de pessoas é fundamental para o controle da doença”, ressalta.

A bióloga da Divisa, Jamile Adorno, observa que os donos dos estabelecimentos devem ficar atentos principalmente com as calhas. “Nas residências, focos do mosquito são encontrados em vários recipientes. Já nos estabelecimentos comerciais, geralmente os focos ficam concentrados nas calhas que, devido a sujeiras, acumulam poças d’água e impedem o escoamento da água da chuva”, destaca.

Obra na Matinha continua avançando

Os serviços de pavimentação asfáltica da estrada que liga o distrito da Matinha à BR-116 Norte, avenida Gil Oliveira, continuam avançando. Na manhã deste sábado (28), os trabalhos estavam concentrados em dois trechos da via.

Operários da Construtora Ferreira Lima trabalharam no trecho que dá acesso a sede do distrito, fazendo a preparação da base do solo para receber a camada de asfalto, com o auxílio de máquinas patrol e rolo compactador.

Outros funcionários estavam dando sequência a fase de cobertura asfáltica já iniciada no trecho de aproximadamente um quilômetro, partindo da BR-116 à entrada do distrito. Os serviços de pavimentação asfáltica da avenida Gil Oliveira estão em fase final. O prefeito Tarcízio Pimenta inspecionou os trabalhos dos operários, neste sábado.

Trecho da avenida Sudene sendo recuperado

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano está executando serviço de recuperação de trecho na avenida Sudene, que dá acesso ao 2º Grupamento de Bombeiros Militares e Centro Industrial do Subaé (CIS), pela avenida Eduardo Froés da Mota (Anel de Contorno).

Um bueiro entupido, localizado ao lado da via, favorecia acúmulos de poças d’água, que danificavam a pavimentação e causavam muitos buracos no trecho com extensão de aproximadamente 400 metros.

Embora a manutenção da via não seja de competência do Município, o serviço de tratamento de base com cobertura de cascalho está sendo realizado, para melhorar o tráfego no local. Na manhã deste sábado (28), o prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, inspecionaram o serviço.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]