Prédio da Seprev será entregue em 20 dias. Leia esta e outras notícias da PMFS

Trabalhos concentrados na colocação do piso do equipamento
Trabalhos concentrados na colocação do piso do equipamento
Trabalhos concentrados na colocação do piso do equipamento
Trabalhos concentrados na colocação do piso do equipamento

Os serviços de recuperação e adaptação do prédio, onde será instalada a Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) estão em fase de conclusão. Já foram realizadas as instalações da rede hidráulica e elétrica, colocação de portas e pintura do prédio. Atualmente os serviços se concentram na cobertura do auditório.

As reuniões e palestras serão realizadas no equipamento que possui capacidade para acomodar 50 pessoas. Segundo o secretário da Seprev, Mizael Freitas, a expectativa é que a obra será concluída em 20 dias.

“O ritmo de trabalho está acelerado. A construção do auditório se encontra em fase final e os operários estão terminando de colocar o piso no espaço. Vamos começar a adquirir os equipamentos e imóveis que serão utilizados no equipamento”, explica.

A nova sede da Seprev funcionará na rua Castro Alves, 1.038, Centro. No espaço vão ser instalados o Departamento de Defesa Civil, Departamento de Apoio Jurídico e Direitos Humanos, Central de Vídeo Monitoramento, além da sede da Guarda Civil Municipal.

Os móveis e equipamentos tecnológicos vão ser adquiridos através de licitação pública 084/2011, que será realizada no dia 24 de maio, às 8h30, no Salão de Licitações, sendo observado o critério de “Menor Preço”.

Os interessados em obter mais informações devem se dirigir ao Departamento de Licitações, situado no prédio da Prefeitura, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, ou através do telefone (75) 3602 8345. A licitação foi publicada em jornal de circulação local na última sexta-feira (06/05/2011).

Levantamento em Saúde Bucal

Estudo desenvolvido dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde

Odontólogos que atuam na Estratégia Municipal de Saúde da Família serão capacitados pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão Odontológica, para executar o levantamento epidemiológico em saúde bucal do Município. O estudo será desenvolvido dentro dos parâmetros do Projeto Saúde Bucal Brasil (SB) 2010, traçado pelo Ministério da Saúde.

A capacitação dos profissionais vai acontecer entre esta sexta-feira (13/05) e domingo (15/05), no I Seminário de Atualização Profissional das Unidades de Saúde da Família. O evento será realizado no Módulo VI da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a partir das 18h30, com a orientação de três profissionais que participaram do SB 2010.

Segundo a chefe da Divisão Odontológica, Cristina Rosa Ribeiro, o levantamento vai permitir que o Município receba mais recursos para a saúde bucal, além de observar quais são as incidência mais comuns. “Os odontólogos vão se informar sobre os casos mais comuns nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF), como carie, câncer bucal ou canal”, afirma.

A previsão de Cristina Rosa é que o levantamento seja concluído ainda este ano e encaminhado par o Ministério da Saúde em 2012. “Por causa dos estudos feitos anteriormente, o Serviço Único de Saúde (SUS) vai oferecer serviços de implante e ortodontia nos Centros de Especialidade Odontológica (CEO)”, informa a chefe da Divisão.

No primeiro dia do evento será apresentada a Política Nacional de Saúde do Levantamento Epidemiológico realizado em Lauro de Freitas. O seminário tem carga horária de 20 horas.

Atendimento a prematuros

Hospital da Mulher disponibiliza estrutura moderna e especializada

Referência no atendimento a parturientes, o Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, disponibiliza de uma estrutura moderna e especializada para atendimentos a prematuros de alto risco.

A unidade é uma das poucas da rede pública de saúde no Estado a realizar o exame ecocardiograma com o recém nascido no leito. O procedimento é adotado para investigação de cardiopatias em prematuros de alto risco.

“O Hospital da Mulher possui o ambulatório de cardiopatia para primeiro atendimento e de cardiopatia congênita. E, desde janeiro de 2008 disponibiliza o ecocardiograma à beira do leito. O procedimento permite que o paciente seja avaliado sem precisar ser deslocado para outro setor da unidade, o que representa segurança ao prematuro de alto risco”, explica o médico cardiopediatra Carlos Inácio.

O médico acrescenta, ainda, que a realização do exame na UTI Neonatal garante uma economia em torno de R$ 230,00 aos pais do recém-nascido. “O procedimento é realizado semanalmente nesta unidade e permite a avaliação de sopro e outras cardiopatias”, completa.

Com capacidade para atender 12 pacientes, a Unidade Neonatal, dividida em Berçário de Médio Risco e UTI Neonatal, conta com uma equipe multidisciplinar.

“Nesta unidade atuam 35 técnicos de enfermagem, 11 enfermeiros, oito fisioterapeutas, dez médicos neonatologistas, cerca de seis fonoaudiólogos e uma psicóloga. Temos ainda, assistente social e outros médicos de diversas especialidades, como neuropediatras, cardiopediatras, infectologistas”, informa a coordenadora da UTI Neonatal do Hospital da Mulher, enfermeira Gléssia Carneiro.

Procon Móvel disponível no Tomba

Serviço será oferecido à comunidade a partir do dia 31

O serviço itinerante Procon Móvel, em defesa dos direitos dos consumidores, vai ser disponibilizado mais uma vez a comunidade no próximo dia 31. Desta vez os beneficiados serão os moradores do bairro Tomba. Na oportunidade, a comunidade poderá realizar denúncias, solicitar abertura de processos e fazer reclamações individuais e coletivas.

O serviço foi lançado dia 14 de abril sendo disponibilizado ela primeira vez no Feira X. A iniciativa da Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor em Feira de Santana visa democratizar o serviço, levando o acesso e a informação a todos os cidadãos, principalmente nas localidades mais carentes.

Segundo o superintendente do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, ações educativas vão ser realizadas durante o atendimento ao público com a distribuição de cartilhas informativas sobre os direitos do consumidor.

A novidade, segundo o superintendente, é a parceria da OAB-Feira que estará atuando juntamente com o Procon. “A OAB vai participar prestando assistência judiciária, orientando casos que não sejam de relação de consumo”, ressaltou.

No Tomba o serviço será disponibilizado no Ônibus Digital, funcionando das 8hs às 12hs e das 14hs às 17hs. Depois segue para outros bairros, em datas ainda a serem definidas.

Saúde ampliada na Mangabeira

Construção de Unidade de Pronto Atendimento em fase final

A comunidade do bairro Mangabeira receberá mais um equipamento de saúde. A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da localidade está em fase final. Faltam ser concluídos os serviços de pintura, esquadrias, jardinagem e instalações elétrica e hidráulica.

A construção da laje, cobertura e o reboco já foram finalizados. Os trabalhos esta semana estiveram concentrados na fase de acabamento, com a colocação do revestimento em cerâmica e do piso de alta resistência.

Segundo o responsável pela obra, José de Lima Santana, a UPA deverá ser entregue no início do mês de julho.

Instalada na rua 13 do Loteamento dos Namorados, bairro Mangabeira, a Unidade terá a estrutura de um mini-hospital. Os pacientes contarão com atendimento 24 horas nas áreas de urgência e emergência, prestado por médicos clínicos, pediatra, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Salas de ECG, inalação, raio X, esterilização, observação pediátrica, urgência e lavagem/descontaminação são alguns dos espaços que vão compor a estrutura da nova UPA. O espaço ainda vai dispor de um necrotério, sala administrativa e almoxarifado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116579 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.