Piso de professor da rede municipal é definido pelo MEC. Leia esta e outras notícias da PMFS

O salário dos professores da rede municipal de ensino é estabelecido com base no piso nacional fixado pelo Ministério da Educação.
O salário dos professores da rede municipal de ensino é estabelecido com base no piso nacional fixado pelo Ministério da Educação.
O salário dos professores da rede municipal de ensino é estabelecido com base no piso nacional fixado pelo Ministério da Educação.
O salário dos professores da rede municipal de ensino é estabelecido com base no piso nacional fixado pelo Ministério da Educação.

Secretário diz que categoria nunca foi desrespeitada 

O salário dos professores da rede municipal de ensino é estabelecido com base no piso nacional fixado pelo Ministério da Educação e em nenhum momento esse teto foi desrespeitado pelo governo, segundo informou hoje (09/05/2011) o secretário da Fazenda, Wagner Gonçalves. Ele disse que outras reivindicações da categoria já vêm sendo atendidas, em especial quanto à melhoria das condições de trabalho.
A reforma de mais de 100 escolas e construção de novas unidades, implantação do sistema de matrícula digital, aquisição de novos equipamentos e mobiliários, compra de ônibus para o transporte escolar e distribuição de 50 mil kits escolares (fardamento) são algumas realizações citadas pelo secretário. Wagner considera que esses investimentos refletem nas condições de trabalho e na qualidade do ensino.
Sobre o pedido de recomposição salarial, o secretário explicou que o crescimento da folha não pode ser superior a 3%. “Somente com a mudança de referência a previsão de crescimento para este ano é de 4%”, disse, lembrando ainda que o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com a folha de pagamento é 51,3%.
Todos esses aspectos, de acordo com Wagner Gonçalves, devem ser considerados na negociação com a APLB. Segundo ele, a proposta de reajuste de 5,9%, que contempla o índice de inflação, está dentro do que o Município pode honrar. O secretário lembrou que o piso salarial do professor estabelecido pelo MEC é de R$ 1.187,08 e não R$ 1.597,87, conforme divulgado pela APLB. “O equívoco não está na reivindicação, que é um direito legítimo, mas no valor”, observou.
Desmontagem em ritmo acelerado
 
Empresa tem prazo de 20 dias para retirada de camarotes 
A desmontagem da estrutura da Micareta de Feira de Santana na avenida Presidente Dutra está em ritmo acelerado. Após o término da folia, que aconteceu de 28 de abril a 1º de maio, dezenas de operários da Elite/M4 iniciaram o trabalho de retirada de barracas, arquibancadas e camarotes.
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Arthur Andrade, a empresa tem um prazo de 20 dias após o encerramento da festa para remover os equipamentos. “A desmontagem está adiantada. Os funcionários da empresa responsável pela montagem estão bem adiantados e estão trabalhando dentro do prazo estipulado para conclusão do trabalho”, afirmou o secretário informando que o prazo se encerra em 12 dias.
O secretário alerta à população que trafega pelo local a redobrar a atenção para evitar a ocorrência de acidentes, uma vez que há o risco de queda de materiais instalados nos canteiros e na beira das pistas.
Nos circuitos Charles Albert e Quilombola, situados na Praça da Kalilândia e Avenida João Durval Carneiro, respectivamente, a desmontagem foi concluída na semana passada, antes do prazo previsto.
Treinamentos sobre a coleta de preventivo
 
Capacitação acontece nesta segunda-feira, no auditório da SMS 
Treinamentos teóricos e práticos sobre a coleta de preventivo, iniciados em abril, continuam sendo promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), para enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF). Nesta segunda-feira (09/05) será realizado um treinamento teórico, a partir das 13h, no auditório da SMS.
Já os próximos treinamentos práticos acontecerão nos PSFs São José II, Conceição I, Conceição II, George Américo I e Feira X-II.  As capacitações percorrem unidades de PSF onde os próprios enfermeiros destacam a necessidade de sua realização. Os treinamentos teóricos são realizados no auditório da SMS, com todos os enfermeiros de UBS e PSF, que se dividem em turmas, para não interferir no funcionamento das unidades.
De acordo com a coordenadora do PAISM, Rita Rios, muitos enfermeiros que começam a trabalhar nas unidades são recém-formados. “Eles saem das faculdades capacitados, mas ainda inseguros. Os treinamentos práticos se revelam então como momentos para esclarecimentos. O profissional é avaliado, ao desenvolver a atividade, e aprende como o procedimento deve ser realizado”, salienta.
Rita Rios destaca, ainda, que a realização dos treinamentos visa garantir a qualificação do atendimento ao paciente. “A equipe estará devidamente preparada para atender o maior número de pessoas, com o acolhimento e atendimento cada vez melhores”, destaca, acrescentando que “outros treinamentos irão abordar o pré-natal e o planejamento familiar”.
Estrutura do Jóia é elogiada
 
Várias autoridades presentes no estádio durante a partida 
A estrutura disponibilizada no estádio Jóia da Princesa para a primeira partida da final do Campeonato Baiano 2011 foi elogiada por várias autoridades que compareceram à praça esportiva na tarde deste domingo (08/05). O confronto entre Bahia de Feira e Vitória foi iniciado às 16h.
No intervalo da partida, o prefeito Tarcizio Pimenta apresentou a Central de Monitoramento ao presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelo Nilo, e ao presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues.  O equipamento está funcionando com 11 câmeras espalhadas por todo o estádio durante a partida.
“Está tudo muito bem organizado, a festa está belíssima, e Feira de Santana está de parabens por esta final”, destacou o deputado Marcelo Nilo. O presidente da FBF observou que a tecnologia utilizada na questão da segurança é um dos principais aspectos positivos na realização do jogo na cidade.
“Tudo no estádio é monitorado pelas câmeras, um esquema de segurança muito bem feito, e uma organização digna de uma grande final como essa”, pontuou Ednaldo. O prefeito Tarcízio Pimenta observou que a estrutura disponibilizada no Jóia da Princesa vem a mostrar a força do futebol do interior.  “O Bahia de Feira hoje representa todos os times do interior”, ressalta.
Várias outras autoridades estiveram presentes no Estádio Jóia da Princesa, como o deputado federal Fernando Torres, deputado estadual José Neto, secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur, secretário de Comunicação Social, Fabrício Almeida, e secretário de Prevenção à Violência, Mizael Freitas.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112874 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]