Parque Estadual Morro do Chapéu terá nova poligonal

Vista do Parque Estadual Morro do Chapéu.
Vista do Parque Estadual Morro do Chapéu.
Vista do Parque Estadual Morro do Chapéu.
Vista do Parque Estadual Morro do Chapéu.
Vista do Parque Estadual Morro do Chapéu.
Vista do Parque Estadual Morro do Chapéu.

A necessidade de delimitar nova poligonal do Parque Estadual Morro do Chapéu, localizado no município de Morro do Chapéu, a 386 km de Salvador motivou o Governo da Bahia a determinar a extinção do parque, através do decreto nº 12.744, de 12 de abril de 2011 e a revogá-lo na última terça-feira, através do Decreto nº 12.810, publicado no Diário Oficial.

A partir da data da publicação, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente terá o prazo de 90 dias para apresentar estudos técnicos ambientais, levantamento e regularização fundiária para redefinir a área do parque, que foi criado em 1998.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, não houve uma intenção de extinção, mas a necessidade de delimitar nova poligonal do parque. “Não houve levantamento fundiário e temos necessidade de remanejar a área para incluir outras, que possuem pinturas rupestres e outras riquezas naturais que não estão na atual poligonal”, destaca.

Riquezas Ambientais

De acordo com um levantamento feito pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, algumas áreas importantes estavam fora da poligonal anterior, como a Gruta dos Brejões, uma das quinze maiores do país em amplitude e que, em sua entrada, abriga uma comunidade quilombola.

A riqueza da biodiversidade do parque é significativa para a região do semiárido e Chapada Diamantina, devido à presença de plantas, insetos e aves, algumas, segundo o secretário Eugênio Spengler, como um beija-flor, só encontrado nesta região. Outra característica da área são as pinturas rupestres. “É importante para a cultura, para a antropologia e história da Bahia e do Brasil. Existem, ainda, mais de 500 nascentes que precisam ser preservadas, fundamentais para abastecimentos dos rios da região. Não há dúvidas de que isto deve ser mantido”, comenta.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109982 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]