Padilha espera que português se torne língua oficial da OMS

Logomarca do Jornal Grande Bahia.Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Em entrevista à Rádio ONU, em Genebra, ministro da Saúde do Brasil falou sobre papel do idioma na agência.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que espera que o português se torne uma língua oficial da OMS. Ele fez a declaração, numa entrevista à Rádio ONU, logo após um encontro entre os oito ministros da Saúde dos países lusófonos, em Genebra, na Suíça.

Padilha esteve na cidade, na semana passada, para participar da Assembleia Mundial da Saúde. Segundo ele, a língua portuguesa tem ganhado destaque em trabalhos de coordenação de agências internacionais, através também da ação conjunta dos países que falam o idioma.

Ação Mais Presente

“O português ainda não é uma das línguas oficiais da Organização Mundial da Saúde, talvez uma ação de articulação, uma ação mais presente possa fazer com que o português passe a ser uma das línguas oficiais da Organização Mundial da Saúde”, afirmou.

Durante sua passagem por Genebra, o ministro da Saúde discutiu ainda temas prioritários para a agenda brasileira, como o combate a medicamentos falsificados. Ele manteve reuniões com os Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Na reunião dos oito ministros de língua portuguesa, organizada pelo site Eportuguês, da OMS, foram analisadas mais cooperação entre as nações lusófonas e iniciativas já estabelecidas como a parceria entre Moçambique e Brasil para a fábrica de antiretrovirais em Maputo.

*Com informações da Rádio ONU.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]