Otto Alencar recebe o deputado Marcelino Galo e representantes de Mucugê e Uruçuca

Otto Alencar recebe o deputado Marcelino Galo e representantes de Mucugê e UruçucaOtto Alencar recebe o deputado Marcelino Galo e representantes de Mucugê e Uruçuca
Otto Alencar recebe o deputado Marcelino Galo e representantes de Mucugê e Uruçuca

Otto Alencar recebe o deputado Marcelino Galo e representantes de Mucugê e Uruçuca.

As demandas de infraestrutura dos municípios de Mucugê e Uruçuca foram debatidas na manhã desta quarta-feira (25/05/2011), durante reunião entre o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), Otto Alencar, e o deputado Marcelino Galo (PT). O encontro foi solicitado pelo deputado, que foi acompanhado pelo prefeito Fernando Medrado, pelos vereadores de Mucugê e pela vice-prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva, que tratou de demandas de cunho político. Entre as solicitações estão construção de estradas, implantação de torre da TVE, extensão de rede elétrica e expansão da torre de celular para a cobertura de distritos, já que na sede existe o sinal de telefone móvel.

Galo destacou a importância das ações da Seinfra, principalmente para o interior do estado. “Temos uma ótima relação com o secretário Otto Alencar, que já nos recebeu para ouvir outras demandas. Ressalto, inclusive, a celeridade com que foram tratadas duas solicitações muito importantes para a comunidade de marisqueiras, pescadores e quilombolas de Abadia. O cascalhamento da estrada que liga a Linha Verde ao distrito de Abadia, no município de Jandaíra, e o nivelamento de terreno, que já estão em andamento”, declara Galo.

A vice-prefeita Fernanda Silva solicitou da Seinfra a melhoria das estradas da zona rural e a pavimentação do trecho que liga Uruçuca ao distrito de Serra Grande. “A zona rural é muito ampla e para o município as melhorias das condições das estradas ajudaria no escoamento da produção agrícola. Já a estrada de Serra Grande vai alavancar o potencial turístico, visto que o destino é o litoral e os turistas precisam passar por outra cidade para chegar à localidade”, afirma.

Demandas em Mucugê

Os representantes do município de Mucugê, na Chapada Diamantina, o prefeito Fernando Medrado e os vereadores João Profeta Vieira e Francisco Ramalho Rangel, que atualmente está licenciado para exercer a função de secretário de Assistência Social do município, listaram uma série de ações de infraestrutura necessárias para a região. Entre elas está a construção das estradas que ligam Palmeiras a Mucugê, cerca de 70 quilômetros dentro do Circuito do Diamante, e Abaíra a Mucugê, e ainda a que liga Boninal a Mucugê.

O vereador João Profeta salientou também outras demandas locais, importantes para o desenvolvimento econômico e social da cidade. “Precisamos levar redes elétricas para as comunidades de Riachão, Campinas, Ratinho, Sumidorzinho, Capão Comprido, Capão do Ministro, Mombaça, entre outras”, afirma o edil, que ainda salienta que existe a demanda para a construção de sete pontes para o município, “que facilitarão a locomoção da zona rural à sede”.

Já o prefeito Fernando Medrado se comprometeu a encaminhar o documento com as especificações das questões para o secretário Otto Alencar, que ouviu as demandas e disse que vai acelerar as ações que cabem à Seinfra, como a construção das pontes, e se prontificou a visitar Mucugê para avaliar a construção das estradas solicitadas. “Também vamos solicitar que Mucugê seja inserida na programação do Governo do Estado no projeto que levará as torres da TV E para os distritos do interior. As comunidades das localidades de João Correia e Guiné seriam as beneficiadas no município”, completa Medrado.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).