Operação Monte Santo resulta na prisão de dois delegados da polícia civil, um advogado, um soldado da PM, dois X-9 e um motorista

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Operação Monte Santo resulta na prisão de dois delegados da polícia civil, um advogado, um soldado da PM, dois X-9 e um motorista.
Operação Monte Santo resulta na prisão de dois delegados da polícia civil, um advogado, um soldado da PM, dois X-9 e um motorista.
Operação Monte Santo resulta na prisão de dois delegados da polícia civil, um advogado, um soldado da PM, dois X-9 e um motorista.
Operação Monte Santo resulta na prisão de dois delegados da polícia civil, um advogado, um soldado da PM, dois X-9 e um motorista.

Dois delegados de polícia, um advogado, um soldado PM e dois “X-9” foram presos nas primeiras horas da manhã de hoje, dia 6, durante a “Operação Monte Santo”, realizada em conjunto pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público estadual e Polícia Civil. Liderada pelo delegado de Monte Santo, Josevâneo da Rocha Araújo, preso em Salvador e encaminhado para a Corregedoria da Polícia Civil, a quadrilha atuava em várias frentes, recebendo dinheiro de traficantes a fim de beneficiar as atividades deles, extorquindo pessoas abordadas em blitze e até vazando informações que esvaziavam operações de combate ao tráfico de drogas.

Além de Josevâneo, foram presos Carlos Botelho, delegado de Cansanção; o advogado e ex-procurador do município de Cansanção Alexsandro Soares Andrade; o soldado PM Jullian Ross Dias Serafim, que era lotado no município de Senhor do Bonfim; além dos “X-9” Cleudson de Santana Campos, apelidado por Clayton e Lindon Johnson Salvador Lopes que, mesmo não recebendo salário de nenhuma instituição, tinham amplo acesso inclusive no Fórum, o que lhes dava condições de promoverem o vazamento de informações. Eles também faziam abordagens, usavam armas, promoviam blitze e apreendiam carros e motos exigindo dinheiro para devolver os bens, indicando o advogado Alexsandro para patrocinar os interesses das vítimas. Durante a operação foi preso em flagrante Gildemar Gomes da Silva, conhecido por “Burrego”, motorista do advogado que atendendo pedido do patrão, ajudou a esconder armas.

Segundo a promotora de Justiça Ediene Lousado, coordenadora do Gaeco, os detidos já vinham sendo investigados tanto pelo MP quanto pela Polícia Civil pela prática de crimes de concussão, extorsão, formação de quadrilha e corrupção passiva. Quando as duas instituições descobriram que faziam a mesma apuração, decidiram unir-se, passando a atuar em conjunto até chegar à operação que conseguiu cumprir 100% dos mandados de busca e apreensão. Na mansão do advogado em Cansanção, Alexsandro, foram encontrados 7 mil dólares, uma espingarda calibre 12, uma pistola Glock 9mm de uso exclusivo das forças armadas, outros modelos de espingarda, farta munição de diversos calibres e 50 aves silvestres. Com a quadrilha também foram apreendidos vários veículos com chassis adulterados.

O escritório do advogado teve todo material apreendido e lacrado, devendo ser aberto em audiência com a presença do dono, de um juiz, um representante do MP e do advogado que ele constituir, e sua prisão já foi comunicada à Ordem dos Advogados (OAB). Em outra casa do advogado, utilizada como uma espécie de depósito, foram apreendidas mais armas de uso exclusivo das forças armadas que estão sendo contabilizadas, mas em quantidade que cobre uma cama de casal grande, além de munição de diversos calibres, estando policiais e prepostos do MP a caminho da fazenda do advogado.

Além de Ediene Lousado, participam da operação os promotores de Justiça do Gaeco Paulo Gomes, Marcos Pontes e Gervásio Lopes, bem como de dois promotores de Justiça da região, representantes do Departamento de Polícia do Interior (Depin), do Comando de Operações Especiais (COE) e delegados de polícia da 25ª Coordenadoria de Polícia (Coorpin).

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114832 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]