Obama suspende de pool de imprensa repórter que gravou vídeo em evento de angariação de fundos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Apenas um dia após o presidente Barack Obama se reunir com o fundador do Facebook Mark Zuckerberg e elogiar os meios de comunicação digitais, a Casa Branca suspendeu o credenciamento de uma repórter que usou seu celular para gravar um protesto em um evento de angariação de fundos para Obama, segundo o San Francisco Chronicle. A Casa Branca chegou até a ameaçar excluir o San Francisco Chronicle de todos os eventos com cobertura coletiva de imprensa na modalidade “pool”, acrescentou o próprio jornal.

A repórter de política do Chronicle Carla Marinucci havia sido convidada a fazer parte do “pool” de imprensa para cobertura de um evento de Obama em 21 de abril. Os jornalistas de um “pool” cobrem um evento para todos os outros veículos credenciados que não podem assistir.

Embora Marinucci fizesse parte de um “pool” apenas para veículos impressos, as orientações da Casa Branca especificaram que os jornalistas poderiam tirar fotos e gravar vídeos, contanto que esse material fosse disponibilizado ao restante da imprensa, explicou o Chronicle. O vídeo de Marinucci foi publicado como parte de sua matéria online e posteriormente incluído em um blog do jornal, mas somente após ela já ter enviado sua nota escrita para o pool de imprensa. A Casa Branca não comentou a decisão da repórter.

Parafraseando o editor Ward Bushee, o Chronicle disse que “em uma era em que todos os veículos noticiosos usam plataforma multimídia, a Casa Branca deveria reexaminar suas orientações que separam impressos e vídeo, pois, caso contrário, ela acaba proibindo jornalistas de cobrir eventos que não-jornalistas são livres para cobrir”.

Além disso, Bushee disse que a suspensão de Marinucci e a ameaça ao jornal são incongruentes com aafirmação da administração de Obama de que pretende ser mais aberta e transparente do que as anteriores.

Em outro artigo, publicado na tarde da quinta-feira, 28 de abril, o Chronicle afirmou que a Casa Branca poderia estar “reconsiderando” a suspensão da repórter.

*Com informações do Knight Center

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]