Novos horários para o comércio serão estendidos em função dos festejos juninos. Leia esta e outras matérias da PMFS

Novos horários para o comércio serão estendidos em função dos festejos juninos. Leia esta e outras matérias da PMFS.Novos horários para o comércio serão estendidos em função dos festejos juninos. Leia esta e outras matérias da PMFS.
Novos horários para o comércio serão estendidos em função dos festejos juninos. Leia esta e outras matérias da PMFS.

Novos horários para o comércio serão estendidos em função dos festejos juninos. Leia esta e outras matérias da PMFS.

Os estabelecimentos comerciais de Feira de Santana estão autorizados a estender seus horários de funcionamento devido às comemorações do “Dia dos Namorados” e “Festejos Juninos”. Através do Decreto Nº 8.274, o prefeito Tarcízio Pimenta atendeu à solicitação conjunta do Sindicato do Comércio de Feira de Santana e do Sindicato dos Empregados no Comércio.

Com a permissão, em todos os domingos do mês de junho (nos dias 5, 12 e 19), o comércio funcionará das 9h às 15h. Nas semanas de 6 a 10 e de 13 a 17 de junho, as lojas estarão abertas até as 19h. Já nos sábados 11 e 18, das 8 às 16h, os estabelecimentos funcionarão normalmente. Na semana do São João, de segunda à quarta-feira, 20 a 22 de junho, as lojas também estarão abertas até as 19h.

A medida irá beneficiar tanto o consumidor, que terá mais tempo para fazer suas compras, quanto os comerciantes, que têm suas atividades intensificadas nesta época do ano. O decreto foi publicado na quinta-feira (26) e desde então está em vigor.

Fundação Carlo Barbosa oferece cursos

Matrículas gratuitas já podem ser feitas na instituição

Já estão abertas as inscrições para os cursos oferecidos pela Fundação Carlo Barbosa, cujas aulas deverão ser iniciadas no mês de junho. As vagas são destinadas a crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 17 anos de idade. As matrículas são gratuitas e podem ser feitas na sede da instituição, sempre no período da tarde.

Nesta nova etapa serão oferecidos cursos de pintura em tela, desenho, pintura em perspectiva, papel maché, papietagem (trabalhos com papel) e mosaico em vidro. As aulas serão ministradas por artistas plásticos das respectivas áreas, duas vezes por semana, sempre à tarde. Os alunos também não terão despesa com o material a ser utilizado.

De acordo com a presidente da Fundação, Lucy Barbosa, os cursos são custeados com verbas provenientes do Fundo da Criança e do Adolescente, repassadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Ela destaca que o público alvo é formado por pessoas carentes.

“Os interessados devem fazer logo as inscrições, porque o número de vagas é limitado”, avisa Lucy Barbosa, acrescentando que as aulas deverão ser iniciadas até 15 de junho, impreterivelmente. Os cursos terão duração de dois meses. A Fundação Carlo Barbosa fica na rua Professor Leonídio Rocha, Centro. Telefone (75) 3223.4584.

Depósito do Feira Cidadã reformado

Galpão recebeu pintura e revisão das redes elétrica e hidráulica

O depósito do Projeto Feira Cidadã foi entregue na tarde de quinta-feira (26/05/2011) totalmente reformado. As obras, executadas com recursos próprios do município, atendem às reivindicações da categoria. Situado na rua Santos Dumont, Centro, o galpão recebeu pintura nas cores branca, verde e vermelha, limpeza e revisão das redes elétrica e hidráulica. Foi montada, ainda, uma recepção, sala da administração e sala para reuniões com capacidade para 20 pessoas.

De acordo com Antonio Hélio, coordenador do Feira Cidadã, as intervenções irão garantir melhores condições de trabalho para os integrantes do projeto. “Com apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Prevenção a Violência conquistamos esta obra que representa para todos nós mais dignidade para o nosso trabalho, porque não havia uma estrutura adequada para a execução de nossas tarefas”, explica Antônio Hélio.

O secretário de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas, ressaltou o compromisso do Município com a capacitação e valorização dos prepostos do Feira Cidadã. “A nossa preocupação é em garantir transparência, credibilidade e profissionalismo aos integrantes deste projeto, que já estão melhor capacitados. Mas vamos continuar buscando mais melhorias para esta categoria. E este ambiente de trabalho ainda será melhorado posteriormente”, afirmou Mizael Freitas.

Para o fiscal Saturnino de Jesus, a entrega do depósito totalmente reformado representa uma vitória para os profissionais que atuam na organização do comércio informal no centro da cidade. “Estou completando nove anos no Feira Cidadã e nunca tinha tido um conforto nem dignidade para trabalhar como estou tendo agora. Chegamos no depósito e encontramos água gelada, um telefone para se comunicar e, dentre outras coisas, um local adequado para trocar a roupa, coisas que não existiam”, declara.

O Feira Cidadã conta com efetivo de 18 homens. Atualmente, para reforçar a operação de combate a ocupação irregular e criação de novos pontos de vendas no comércio de Feira e Santana durante o período de festejos juninos, o projeto foi reforçado com mais 10 homens.

Plano de segurança na Caminhada da Paz

100 guardas municipais e 32 agentes de trânsito na avenida

Mais de 250 policiais militares vão garantir a segurança dos participantes da 19ª Caminhada da Paz, que será realizada neste domingo (29/11) a partir das 16 horas. As secretarias municipais de Prevenção à Violência (Seprev), Saúde (SMS) e Trânsito (SMTT) também vão atuar na avenida com 100 guardas municipais, 32 agentes de trânsito, quatro viaturas e uma ambulância.

Segundo o coordenador da ONG MovPaz, Clóvis Nunes, o plano de segurança foi montado para manter a segurança da população durante a caminhada. “Mais de 60 mil pessoas participaram do evento no ano passado. Neste ano nossas expectativas só aumentam, pois a Campanha do Desarmamento vem sendo divulgada e bem aceitada na cidade. Muitas escolas também estão participando e apoiando o evento. Estão vindo caravanas da cidade de Aracajú, Jaguaquara, Senhor do Bonfim, Salvador, dentre outras”, explica.

Ele ainda informa que está tudo organizado para o I Fórum Nordestino pelo Desarmamento, que acontece nesta sexta-feira (27), no Teatro Municipal de Cultura Maestro Miro, das 8 às 19h. “Até o momento já temos mais de 200 inscritos. Diversas caravanas vão chegar do interior do estado para participar do fórum. O objetivo do encontro é discutir e intensificar a Campanha do Desarmamento na micro e macro região de Feira de Santana”, revela.

O Show pela Paz contará com as presenças de artistas como, Geraldo Azevedo, Marlon Rossi, Carlos Pitta, Márcia Porto, Trilogia do Reggae, Banda 80 na pista, dentre outros artistas. As camisas da Caminhada da Paz podem ser adquiridas na Farmácia Sanare, Casa da Paz, Shopping Boulevard, e Lotérica Olhos D’Água pelo valor de R$ 15,00. A Casa da Paz fica localizada na rua dos Pacifistas, conjunto Feira V.

*Com informação: Sérgio Jones

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]