Novo plano de cargos e salários dos professores é avaliado. Leia esta e outras notícias da PMFS

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Novo plano de cargos e salários dos professores e avaliado. Leia estas e outras noticias da PMFS.
Novo plano de cargos e salários dos professores e avaliado. Leia estas e outras noticias da PMFS.
Novo plano de cargos e salários dos professores e avaliado. Leia estas e outras noticias da PMFS.
Novo plano de cargos e salários dos professores e avaliado. Leia estas e outras noticias da PMFS.

Professores foram recebidos pelo chefe de gabinete Milton Britto

O novo Plano de Cargos e Salários apresentado pelos professores da rede municipal de ensino será analisado pelo prefeito Tarcízio Pimenta. Os docentes que deflagraram um movimento na manhã desta quinta-feira (26/05/2011) foram recebidos pelo chefe de gabinete Milton Britto. Durante o encontro ficou definido que até o dia 3 de junho será dada uma resposta à categoria.

O chefe de gabinete informou que o novo Plano de Cargos e Salários será avaliado pelos secretários da Fazenda, Governo, Educação e Administração. “Vamos analisar essa nova proposta para ver se está dentro daquilo que o Município pode oferecer. As cópias já estão sendo encaminhadas às respectivas secretarias e na próxima reunião já teremos uma definição”, destacou Milton Britto.

Ele lembrou que na última reunião entre o prefeito Tarcízio Pimenta e os representantes da APLB (Sindicato dos Professores), ficaram definidos tanto a questão salarial, como o encaminhamento do Plano de Cargos e Salários para a Câmara Municipal.

“O projeto seria encaminha ao legislativo até o mês de julho, mas faltava a definição da própria APLB quanto a aplicação do reajuste de 3%; se seria colocado no salário-base, ou como benefício”, frisou.

Milton Britto informa que a categoria optou por um novo projeto do Plano de Cargos e Salários. “Isso foi decidido em assembléia, mas depende agora da análise do Governo. Tudo já está encaminhado e vamos aguardar a resposta dos secretários”, finalizou.

Chamamento para o Bolsa Família

Medida visa garantir às famílias a oferta dos serviços de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Nutrição, está convocando os beneficiários do Programa Bolsa Família, com criança de zero a sete anos e mulheres com idade entre 14 e 44 anos, a se dirigirem ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência levando o cartão do Bolsa Família e o cartão da Família.

A medida visa atender às condicionantes do programa como forma de evitar o bloqueio e conseqüente cancelamento do benefício. Conforme a coordenadora de nutrição, Kátia Celeste Simões, o objetivo das condicionantes é garantir às famílias a oferta dos serviços básicos de saúde a que tem direito.

“O setor de saúde é responsável pelo acompanhamento de todas as gestantes e crianças menores de sete anos contempladas com o benefício do Bolsa Família. Assim, cabe às gestantes fazer a inscrição do pré-natal e comparecer às consultas mensalmente e participar das atividades educativas sobre aleitamento materno, orientação para uma alimentação saudável e preparo para o parto”, explica Kátia Simões.

Ainda de acordo com a coordenadora, os responsáveis pelos menores devem apresentar o registro de nascimento da criança, levar o infante à unidade de saúde para realização de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e cumprir o calendário vacinal. “Cabe, ainda, as mães participar de atividade educativa sobre o aleitamento materno e cuidados gerais com alimentação e saúde da criança”, acrescenta.

Atualmente, 37 mil famílias são contempladas com o repasse do Bolsa Família no município de Feira de Santana, mas apenas 50% desse público foi atendido pelo acompanhamento de saúde. “Todas as famílias que recebem benefícios e que até esta data não foram acompanhadas deverão procurar o agente de saúde ou unidade de saúde de referência do bairro em que reside”, finaliza.

Cavaleiros do Forró anima festa do Vaqueiro

Comemoração ao trabalhador rural acontece no distrito de Ipuaçu

As bandas Cavaleiros do Forró e Capim Molhado estão entre as atrações que irão animar a 13ª Festa do Vaqueiro e a 12ª Festa do Trabalhador Rural, que acontece no distrito de Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), a partir desta sexta-feira (27/11) até domingo (29/11).

A programação na sexta-feira começa com a Missa do Vaqueiro, a partir das 19 horas. A festa continua no sábado (28/11) com shows musicais. As bandas Cavaleiros do Forró, Capim Molhado, Pedrinho dos Oito Baixos, Olhar Sereno, Rony e Rai, Quixabeira da Matinha, Baiá e banda e A Vaqueirama se apresentam a partir das 20h.

No domingo (29/11) as comemorações pelo Dia do Trabalhador têm início com uma cavalgada de vaqueiros, com saída de Pedra da Canoa para a sede do distrito, além de distribuição de brindes. O culto ecumênico será realizado logo em seguida.

O público presente também vai usufruir de serviços médicos e odontológicos, a exemplo de vacinação de idosos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos e palestras, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para a administradora do distrito, Antônia Marques, a festa representa a oportunidade de reunir os moradores de todos os distritos e cidades vizinhas. “É muito bom porque levanta a auto-estima dos agricultores. Esperamos visitantes de Santo Estêvão, Antônio Cardoso, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos e até mesmo de Salvador”, disse.

Macrodrenagem na rua Minas Gerais

Início de obra foi autorizado na manhã desta quinta-feira, 26

As obras de construção do canal de macrodrenagem na rua Minas Gerais, no bairro Tomba, foram iniciadas na manhã desta quinta-feira (26/11). O serviço foi autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta e será executado pela empresa 5M Construções e Empreendimentos Ltda dentro de um prazo de 30 dias.

O canal terá 90 metros de extensão. A obra de drenagem de águas pluviais atende a uma antiga reivindicação da comunidade local, que sofre principalmente nos períodos de chuvas com os constantes alagamentos no trecho. O prefeito Tarcízio Pimenta observa que o serviço proporcionará mais qualidade de vida para as pessoas.

“A comunidade reivindicou, pediu e hoje estamos dando início a essa obra. Sabemos que é algo que vai trazer tranqüilidade para essas pessoas que há vários anos sofrem com a falta de infra-estrutura neste local. As casas são invadidas pelas águas da chuva, insetos, animais peçonhentos, mas com esse serviço a realidade será outra”, pontuou Tarcízio.

O vereador Ailton Mô destacou as dificuldades enfrentadas pelas pessoas da comunidade por conta da falta de infra-estrutura. “Já teve até casa aqui ameaçada de cair por conta da velocidade em que a água desce para esse trecho. Mas hoje essa obra traz a alegria de volta para a comunidade”, salientou.

Morador da rua Minas Gerais há 25 anos, Gilson Santos Medeiros, mais conhecido como Ralei, conta que já passou por situações de bastante sofrimento nos períodos de chuva. “Teve um dia que a minha casa quase foi levada pela enchente. A construção desse canal é um sonho que está sendo realizado”, aponta.

O mesmo drama já foi vivido pela dona de casa Maria Angélica Pereira Borges. “Aqui a gente não vive em paz por conta desse esgoto. A água da chuva leva para dentro das nossas casas ratos, baratas e até cobras. Mas hoje temos muito a agradecer a Deus e ao prefeito Tarcízio Pimenta”, destacou.

Procon realiza pesquisa de preços

Órgão verifica valores de medicamentos nas farmácias

Visando orientar os consumidores onde encontrar medicamentos com preços mais em conta, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou pesquisas em algumas farmácias da cidade. Em alguns casos, a variação de preços de um mesmo item de um estabelecimento para outro chegou a 100%.

Durante o mês de maio, a equipe do órgão visitou cinco estabelecimentos, onde foi avaliado o custo dos vinte medicamentos mais vendidos. A caixa de 30 comprimidos do Captopril de 50mg, por exemplo, em uma das farmácias foi encontrada por R$ 13,36, enquanto em outro estabelecimento comercial o mesmo medicamento está sendo vendido por R$ 27,60.

“O objetivo da pesquisa é facilitar a vida do cidadão, especialmente àqueles que necessitam de tratamentos médicos contínuos, com base em medicamentos. Estes não podem ser lesados com grandes variações de preços”, afirma o superintendente do órgão, Rafael Pinto.

Para auxiliar o consumidor, o órgão disponibiliza o resultado da pesquisa com os itens, farmácias e medicamentos pesquisados.

*Com informação: Sérgio Jones

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121615 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.