Mulheres dominam Prêmio Sebrae de Jornalismo na Bahia

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Desenvolvimento sustentável, empreendedor individual e como enfrentar a concorrência. Estes foram os temas das reportagens vencedoras da Etapa Estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo na Bahia. As mulheres dominaram a premiação que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 25 de maio, no auditório da sede do Sebrae Bahia, em Salvador. O evento contou ainda com a palestra e um bate-papo com o jornalista Luiz Carlos Azenha, que falou sobre os novos mercados para o jornalismo na internet.
As vencedoras ganharam troféu e um computador portátil tablet, além de participarem da premiação nacional que acontece no próximo dia 1º de junho, às 19h, na sede do Sebrae em Brasília, com todas as despesas pagas pelo Sebrae. Os vencedores nacionais, por categoria, receberão R$ 12,5 mil, cada um.

Foram vencedoras na Etapa estadual do Premio Sebrae de Jornalismo na Bahia na categoria webjornalismo Kivia Souza e Rafaele Rego, com a reportagem “Empreendedorismo: ideias inovadoras e histórias de superação” para o site ibahia; na categoria radiojornalismo Dina Rachid com a entrevista sobre Empreendedor Individual na Rádio Metrópole; na categoria telejornalismo Sílvia Torres com a serie de reportagens “Por um Desenvolvimento Sustentável” veiculado pela TV Oeste, de Barreiras e na categoria jornalismo impresso Vanessa Alonso com a reportagem “Saiba como driblar a concorrência no setor de bares e restaurantes” para o Jornal A Tarde.

Depois de receber o prêmio a jornalista Kivia Souza disse que era o primeiro prêmio de jornalismo do site ibahia. “Esta premiação vai valorizar mais a mídia web. Foi uma matéria que nasceu da reunião de pauta e buscamos empreendedores da terra para servir de exemplo de superação para as pessoas que buscam emprego e que podem empreender”, destaca Kivia.

Representando a vencedora na categoria telejornalismo, Silvia Torres da TV Oeste, o repórter Mauro Anchieta ressaltou a importância de uma matéria do interior do estado, da cidade de Barreiras, vencer o Prêmio Sebrae de Jornalismo. “Este Prêmio é um incentivo para os jornalistas do interior e é o momento de divulgar o empreendedorismo. A mídia tem esta responsabilidade de divulgar os bons exemplos do empreendedorismo”, afirmou Mauro.

Para a jornalista Dina Rachid, vendedora na categoria radiojornalismo, ainda falta espaço nas mídias para divulgar os pequenos negócios. “Estou muito feliz com este Prêmio e foi um prazer poder falar no meu programa sobre serviço e cidadania e mostrar que qualquer pessoa pode ser um Empreendedor Individual”, comemora.

Vanessa Alonso, vencedora na categoria jornalismo impresso, disse que é muito importante mostrar para as pessoas as oportunidades de empreendedorismo e os setores que estão em crescimento. “É muito bom poder mostrar em nossas reportagens como fomentar novos negócios, que ajudam a alavancar a economia do país e o emprego”, explica Vanessa.

Para o superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, as reportagens do Prêmio Sebrae de Jornalismo ajudaram a estimular o empreendedorismo na Bahia e a ampliar o espaço dos pequenos negócios nas mídias. Segundo ele, o apoio da imprensa foi fundamental para a formalização de milhares de empreendedores individuais na Bahia e que o Prêmio é um reconhecimento justo aos jornalistas que ajudaram a estimular o empreendedorismo no estado.

“No Brasil cada vez mais a economia dos pequenos negócios tem a sua importância e representa mais de 99% das unidades empresariais do país, 20% da riqueza nacional e empregam mais de 60% da mão de obra com carteira assinada. Graças às micro e pequenas empresas, durante a crise de 2009, o Brasil conseguiu um saldo positivo de mais de 900 mil empregos gerados”, ressaltou Edival Passos.

Também presentes na entrega do Prêmio Sebrae de Jornalismo Etapa Estadual o diretor de operações, Lauro Ramos, o diretor de suporte, Luis Henrique Barreto e o assessor do Conselho do Sebrae Bahia, Mário Sabino.

*Com informação: Ascom Sebrae Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]