Missão da Bahia busca na Fenavinho tecnologia e investimentos para a agroindustrialização

Missão baiana busca tecnologia na Fenavinho.
Missão baiana busca tecnologia na Fenavinho.

Uma missão composta por representantes das prefeituras e produtores de Juazeiro e Morro do Chapéu, pelo presidente da Desenbahia, Luiz Petitinga, pelo diretor presidente da Special Fruit, Suemi Koshiama, pelo superintendente de Política do Agronegócio da Seagri, e pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, participa nesta sexta-feira, (06/05/2011) e sábado, da Fenavinho 2011, um dos mais importantes eventos de vinhos e de uvas do mundo, que acontece até domingo, na cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. A presença do secretário no Sul do País tem o objetivo de buscar parceiros no setor tecnológico e atrair novos investimentos para a agroindustrialização da Bahia.

A missão visitará a Vinícola da Casa Valduga, tradicional família italiana fabricante de vinhos e derivados, que está implantando no município de Juazeiro, em parceria com a Special Fruit, uma indústria de sucos naturais, concentrados, geléia e espumantes. O novo empreendimento vai industrializar frutas do Vale do São Francisco, agregando valor e gerando empregos na região. Será visitada também a Vinícola e Miolo, que já está instalada na Bahia há cerca de dez anos. A missão terá importante reunião com técnicos da Embrapa, e manterá encontros com empresários da região para apresentar as oportunidades de negócios na Bahia.

O secretário vai divulgar as ações que estão sendo realizadas para transformar a região de Morro do Chapéu numa grande produtora de uvas especiais para vinhos finos. Uma unidade de Observação está implanta na região, onde já foram plantadas diversas variedades de uvas viníferas, a exemplo de Cabernet Sauvignon e Chardonnay.

A Bahia é o segundo maior pólo produtor e exportador de frutas frescas, tendo a uva de mesa, assim como a produção de uva para vinhos finos e espumantes, como um dos destaques da diversificada produção frutícola. O Estado conta com a presença de uma Grande Vinícola (Miolo), com vinhos e espumantes premiados em concursos nacionais e internacionais.

O Parque de Eventos de Bento Gonçalves deve receber mais de 150 mil visitantes do Brasil, América Latina, América do Norte e Europa. A feira tem como principal objetivo promover os vinhos do Brasil, assumindo o desafio de divulgar a qualidade e evolução dos vinhos e espumantes elaborados em terras brasileiras ao mesmo tempo em que preserva e mantém viva a cultura que gira em torno do vinho.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114886 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.