Micareta 2011 acontece em clima de paz e amor e foi considerada a mais segura já realizada nos anais do calendário festivo de Feira

Tarcízio Pimenta, prefeito de Feira coordena uma das maiores festas populares do Brasil. Êxito de público e segurança exemplar.
Tarcízio Pimenta, prefeito de Feira coordena uma das maiores festas populares do Brasil. Êxito de público e segurança exemplar.
Tarcízio Pimenta, prefeito de Feira coordena uma das maiores festas populares do Brasil. Êxito de público e segurança exemplar.
Tarcízio Pimenta, prefeito de Feira coordena uma das maiores festas populares do Brasil. Êxito de público e segurança exemplar.

Durante os quatro dias de folia (28/04 a 01/05), na Av. Presidente Dutra, em Feira de Santana, não foi registrada nenhum homicídio no circuito da festa. A Micareta 2011 contou com reforço de 16,4% no efetivo policial com 7,5 mil homens das polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e com o apoio de uma infraestrutura tecnológica dotada de 13 câmeras de monitoramento, rádios com o sistema Tetra de comunicação (com localização via satélite) e um ônibus digital, além de computadores que permitem acesso à internet e de câmeras que registraram imagens em diferentes pontos do circuito da festa.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância dos investimentos tecnológicos no setor por entender serem eles necessários para manter e garantir o lazer e a segurança dos foliões. Importante frisar que toda esta estrutura foi resultado de uma parceria firmada entre os governos estadual e municipal, parceria considerada de fundamental importância para a realização da festa.
O evento popular contou este ano com significativas reduções nos índices de furtos, roubos e lesões corporais. Segundo afirmou o  Coronel Hélio Gondimu: “a Micareta 2011 foi uma demonstração de excelência de serviço de segurança humana”. E complementa que a integração entre as polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros garantiram o sucesso da Micareta, um dos maiores carnavais fora de época do interior do Brasil.
Tranquilidade e muta paz e amor
Os principais dados do primeiro dia da Micareta 2011 apresentados, na sexta-feira (29/04), apontaram um evento que transcorreu em um clima de tranquilidade e sem registro de morte. Os índices das pesquisas foram positivos e revelaram uma significativa queda em torno de 42% no quadro geral de ocorrências policiais no comparativo com igual período de 2010. Ao todo, foram 40 registros das 20h de quinta (28/04) até às 7h da sexta (29/04) contra 69 de 2010. Os casos de roubo, furto e lesão corporal também tiveram expressiva redução. Já as prisões em flagrante saíram de 04 no ano passado para 05 em 2011,  resultado de maior  atgribui-se a eficácia da atuação policial. Os agentes civis ainda apreenderam 500 gramas de crack e cumpriram um mandado de prisão.
Os dados estatísticos da área da Segurança Pública, divulgados no sábado (30/04), revelaram a eficiência do planejamento estratégico da atuação policial com queda de 31,8% no quadro geral de ocorrências no comparativo do segundo dia de folia com 2010 e sem registros de morte ou tentativa de homicídio no mesmo período. Das 7h de sexta-feira (29) até às 7h de sábado (30) foram 58 casos contra 85 do ano anterior.
Os números divulgados ontem (01/05) pela Polícia Militar apontam redução de 56,3% no número de ocorrências policiais das 20h de sábado até 7h de domingo no comparativo com igual período de 2010. Os dados foram apresentados em mais uma reunião de avaliação, no 1º Batalhão da PM, com presença dos representantes dos órgãos envolvidos na organização da festa.
Balanço geral
O acumulado da Micareta também revela uma importante redução das ocorrências policiais. Das 20h de quinta (28/04) até às 7h deste domingo (1º) foram 162 registros contra 298 no ano passado, com queda significativa de 45,6%. Os casos de roubo recuaram em 66,7% e os de furto diminuíram 15,8%, enquanto duas pessoas foram presas sob a acusação de tentativa de homicídio no primeiro dia do evento.
Leia +

Deputado estadual Carlos Geilson parabeniza prefeito de Feira de Santana pelo resultado positivo da Micareta 2011

Prefeito de Feira, Tarcízio Pimenta, afirma que Micareta de 2011 foi pensada para o folião pipoca

Deputada Estadual e primeira dama, Graça Pimenta apoia a Micareta para o folião pipoca. Confira o especial sobre a festa

Graça Pimenta participa ativamente da Micareta 2011 e lembra que luta dos trabalhadores começou em 1886

Micareta 2011 | Ocorrências policiais da Micareta de Feira recuam em 45,6%

Primeira dama e deputada Graça Pimenta entrega faixa à rainha da Micareta de Feira de Santana

Micareta 2011 | Policiamento de Feira de Santana conta com forte aparato tecnológico

Feira de Santana | Confira a programação da Micareta 2011

Micareta de Feira 2011 | Governo Estadual amplia efetivo em mais de 1100 policiais militares

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9393 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).