Coluna de Antônio José Larangeira de 13 de Maio de 2011

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Marcas de Mordidas

Uma pesquisa realizada por um grupo de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana,  foi destaque durante um evento internacional sobre Odontologia Legal. Dois professores representaram o Brasil no 63º Encontro Anual da Associação Americana de Ciências Forenses, realizado em março deste ano, em Chicago: os professores Jeidson Antônio Morais Marques e a professora Jamily de Oliveira Musse. Durante o evento foi apresentado o livro Marcas de Mordidas que reúne estudos de pesquisadores e relatos de casos que revelam a identificação de criminosos através de marcas dos dentes que ficam desenhadas na pele, principalmente em casos de violência sexual e de maus-tratos a crianças e adolescentes. O livro foi editado e impresso pela Editora Uefs e hoje representa uma das mais importantes literaturas do Brasil sobre Odontologia Legal, fonte de pesquisa para estudiosos na área. A bibliografia foi tão aceita no encontro em Chicago, que a Associação Americana de Ciências Forenses decidiu editar uma versão em inglês da obra. O livro Marcas de Mordidas traz experiências vividas na Bahia. Entre outras, o caso da criança vítima de maus-tratos no interior do estado que foi elucidado pela Odontologia Legal.

Data

Neidson Mascarenhas comemorou o seu aniversário, sábado último, com um  concorrido jantar em seu apê na Graça, Salvador. Ajudando a receber sua mulher Ana Maria Veiga de Castro, onde participaram da agradável reunião: Diva França, Licia Tavares,Márcia Pereira, Alcione Dias de Oliveira,Eraldo Moura Costa, Alexis Augusto Machado,Paulo Barreto,René Djalma Elias,Edmilson Pereira,entre muitos outros que participaram da fina festa.

 Sessão pública

Com a finalidade de falar sobre a vida e obra da saudosa professora Helena Assis Suzart, patronesse da cadeira de  n. 9 da Academia de Educação de Feira de Santana, acontecerá dia 27 de maio de 2011 no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, sessão pública, onde usará da palavra a acadêmica Célia Christina Silva Carvalho,  que será presidida pela professora Anaci Bispo Paim.

Preocupação

As condições de tráfego na BR-324, principalmente no trecho que liga as cidades de Feira de Santana e Salvador, estão preocupando a deputada estadual Graça Pimenta . Durante o período de chuvas, a quantidade de buracos aumenta causando problemas para os condutores.A parlamentar reprova a cobrança de pedágio na rodovia devido às péssimas condições de trafegabilidade. Recentemente, a deputada estadual Graça Pimenta apresentou à Mesa Diretiva da Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei que prevê a isenção de pedágios nas rodovias estaduais para os automóveis dos portadores de deficiência física.

Mostra

Continua no foyer do Centro de Cultura Amélio Amorim e se prolongará até o dia 3 de junho, a mostra “Arte em Evolução”, com trabalhos em telas e vidros temperados de autoria da artista plástica Ade Ribeiro. Faz parte do projeto Procultura/Esporte da Prefeitura Municipal de Feira de Santana e IHEF.

Cidadão

Será agraciado com o titulo de Cidadão Feirense, durante sessão solene da Câmara Municipal, dia 27 próximo , empresário Sebastião Soares. Após a cerimônia acontecerá recepção na Mansão 888.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia.

Sobre Antonio José Larangeira 3070 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]