José Carlos Aleluia | Delação no serviço público é decadência de liderança no governo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

“Reconhecendo a incapacidade de liderar, o governador Jaques Wagner incentiva a delação no serviço público baiano”, afirma o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, ao comentar a medida do governo de divulgar publicamente as escalas de serviço, os horários e os nomes dos funcionários, transferindo para os colegas e os usuários do serviço público a obrigação de fiscalizar os servidores faltosos e fantasmas.

Para o líder oposicionista, já existem mecanismos previstos no Estatuto do Servidor para coibir essas irregularidades e o apelo à delação reflete a decadência da liderança no governo estadual. “Se os atuais gestores governamentais exercessem com responsabilidade e eficiência seu papel de líder nas repartições públicas, não haveria necessidade de medidas deste tipo, que nos remetem a modelos de sociedades totalitárias, como a retratada pelo escritor inglês George Orwell, no livro ‘1984’”.

Aleluia, no entanto, entende que o anúncio da medida é mais um factóide de um governo descomprometido com os compromissos assumidos nas campanhas eleitorais, particularmente os firmados com os servidores públicos. “A Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab) mesmo está denunciando que não funciona o tal Sistema de Negociação Permanente, que foi tão propagandeado pelo governo”.

O presidente democrata observa que a expressão mais ouvida entre os servidores públicos ultimamente é a falta de diálogo com o governo de Jaques Wagner. “Os professores das universidades públicas, por exemplo, estão em greve há um mês e o governo continua intransigente em sua posição retrógrada. Cadê aqueles políticos que fizeram carreira com o apoio dessa categoria, que não se manifestam sobre a questão”, questiona Aleluia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109879 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]