Governo quer consolidar a Bahia como destino de grandes eventos esportivos

O governo do Estado que consolidar a Bahia como destino de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais dentro de um planejamento que envolve, entre outras ações, as competições de judô. Esta foi a mensagem do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, nesta terça-feira (10/05/2011), durante o lançamento da II Copa do Mundo de Judô por Equipes, que começa nesta quarta-feira (11/05), às 16h, no Ginásio de Esportes do Sesc-Aquidabã, em Salvador.

Na atual administração, a capital baiana entrou definitivamente no calendário oficial dos grandes eventos esportivos internacionais. Até 2016 estará recebendo os seguintes eventos: Copa do Mundo de Judô por Equipes (2010 e 2011); Mundial de Judô por Equipes (2012); Copa do Mundo de Futebol (2014); Copa América de Futebol (2015); Jogos de futebol masculino e feminino das Olimpíadas Rio 2016. Além disso, terá a grande chance de sediar a Copa das Confederações da Fifa (2013).

A Copa do Mundo por Equipes 2011 será um importante teste para Salvador, que, no próximo ano, receberá um dos maiores eventos do calendário do judô internacional, o Campeonato Mundial de Equipes. “Com a realização deste evento, a Bahia está dando mais um passo para se consolidar como um dos grandes centros do judô no Brasil”, adianta Nilton Vasconcelos.

Na primeira edição da Copa do Mundo de Judô por Equipes, em 2010, a Federação Internacional de Judô (FIJ) considerou o evento como de primeiro nível, com a presença, inclusive, de Marius Vizer, presidente da FIJ, na arena montada no Centro de Convenções da Bahia.

Na fase final, realizada no dia 31 de julho, o Brasil venceu Portugal por 4 a 0, conquistando o terceiro lugar na competição. Logo depois, Japão e Coréia do Sul disputaram a medalha de ouro. A equipe japonesa venceu a disputa por 2 a 1. Participaram da competição ano passado 80 judocas das seleções do Brasil, Japão, Coréia do Sul, França, Itália, Espanha, Portugal e Grã-Bretanha.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106739 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]