FMI começa seleção de novo diretor-gerente do órgão

Logomarca do Jornal Grande BahiaLogomarca do Jornal Grande Bahia

Representante do Conselho Executivo disse que escolha será ‘baseada no mérito e na transparência’; eleição foi convocada após renúncia do ex-chefe do FMI, Dominique Strauss-Kahn.

O Fundo Monetário Internacional iniciou, nesta segunda-feira, o processo de seleção do novo chefe do órgão.

A eleição antecipada do próximo diretor-gerente do FMI foi convocada após a renúncia do ex-chefe da casa, Dominique Strauss-Kahn.

Gerenciamento

O representante do Conselho Executivo do FMI, Shakour Shaalan, disse que a escolha do próximo líder será feita “de forma aberta e transparente e com base no mérito”.

Ao explicar o procedimento da seleção, Shaalan disse que o candidato deverá ter uma carreira de destaque na formulação de políticas econômicas, em nível sênior. O próximo chefe do FMI também deverá reunir vasta experiência diplomática e de gerenciamento numa instituição global.

A fase para nomeações, aberta nesta segunda-feira, será encerrada em 10 de junho.

O regulamento prevê que os nomes dos candidatos serão mantidos em sigilo até o fim do prazo de indicações.

A reta final terá apenas três nomes. Os candidatos serão entrevistados pelo Conselho Executivo na sede do FMI em Washington, capital americana. O processo deve ser concluído até 30 de junho, quando será conhecido o sucessor ou sucessora de Dominique Strauss-Kahn.

*Com informações: Mônica Villela Grayley |Rádio ONU

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]