Feira de Santana: Participação internacional demonstra importância do Seminário Cidade Digital no Parque do Saber, diz secretário Milton Brito

Milton Brito: Feira de Santana é referência nacional, como a maior cidade do Brasil, em inclusão digital.
Milton Brito: Feira de Santana é referência nacional, como a maior cidade do Brasil, em inclusão digital.
Milton Brito: Feira de Santana é referência nacional, como a maior cidade do Brasil, em inclusão digital.
Milton Brito: Feira de Santana é referência nacional, como a maior cidade do Brasil, em inclusão digital.

Delegações de várias partes do Brasil e de outros países, a exemplo de Uruguai e Paraguai, já se encontram no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo para o I Seminário Cidade Digital Aberta. O evento acontece nesta quinta-feira (19/05/2011), durante todo o dia.

Na programação para o período da manhã constam palestras e sobre temas como “O futuro da cidade digital” e “Telefonia Volp”. A tarde haverá visita às escolas, postos de saúde e centros digitais, onde os participantes conhecerão o funcionamento do Programa Feira Cidade Digital em Feira de Santana.

Conforme o diretor presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, a presença de representantes de outros países e estados demonstra o sucesso dos investimentos tecnológicos feitos pelo Governo Municipal.

“A vinda deles demonstra a seriedade dos trabalhos desenvolvidos e a importância deste seminário. São representantes, inclusive, de empresas multinacionais. Feira de Santana é referência nacional, como a maior cidade do Brasil, em inclusão digital”, afirma.

Evento transmitido ao vivo; Seminário Cidade Digital via internet para todo o mundo

O I Seminário Cidade Digital Aberta está sendo transmitido ao vivo, via online. O evento reúne representantes de vários municípios e estados brasileiros, além de outros países, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

A transmissão é feita por meio de equipamento de última geração, que permite a emissão de imagens em tempo real, através da rede mundial de computadores.

Cicaf forma novos profissionais; Capacitação em básico integrado, inglês, recepcionista e telefonista

Mais de 300 alunos do Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e à Família Professora Gilza Melo (Cicaf) serão certificados nesta sexta-feira (20), às 9h, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). A capacitação é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Os alunos concluíram os cursos: básico integrado, inglês, recepcionista e telefonista. Segundo a coordenadora do Cicaf, Ana Maria Alves, muitos jovens e adolescentes já estão trabalhando antes da conclusão dos cursos. “Estamos felizes pela formatura de novos profissionais capacitados pela unidade. Está é mais uma conquista do Governo Municipal, que tem investido na educação e profissionalização dos nossos jovens”, afirma.

A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, informa que está buscando novos recursos para investir na qualificação dos estudantes do Cicaf. “Já estamos fazendo contato com empresas, para que os alunos terminem o curso e já tenham emprego garantido. Procuramos investir nestes profissionais, pois sabemos as dificuldades que são encontradas para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho”, explica.

As novas matrículas para o segundo semestre de 2011 serão realizadas nos dias 23 e 24 de maio para a população da rede, e no dia 25 para a comunidade feirense. No ano passado, mais de 1.000 pessoas foram capacitadas no Cicaf.

O Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e à Família Professora Gilza Melo (Cicaf) está situado na rua Manoel Matias, s/n, bairro Tanque da Nação. Mais informações pelo telefone 3614 – 8875.

Escola recuperada em Humildes; Melhorias na qualidade do ensino da rede municipal na zona rural

A comunidade do distrito de Humildes será contemplada com a entrega da Escola Municipal Adnil da Costa Falcão totalmente reformada e modernizada. As intervenções foram executadas com recursos próprios do Município e promovem melhorias na qualidade do ensino público da rede municipal na zona rural. O equipamento será entregue na próxima sexta-feira (20) pelo prefeito Tarcízio Pimenta.

A unidade passou por reforma geral, com pintura, manutenção do telhado, troca de piso das três salas, revisão das instalações elétrica e hidráulica, e reforma dos banheiros, que passaram a ter acesso interno. Todas as salas de aula foram forradas visando proporcionar mais conforto aos alunos e professores.

Foram instalados também dois condensadores para garantir o abastecimento de água potável de qualidade e três lousas brancas. Segundo a diretora da unidade, Vera Neide Santos, a partir da reforma a escola vai funcionar plenamente. “Antes não tínhamos condições de trabalho. Agora os professores estão contentes e os alunos se sentindo valorizados”, destacou.

A partir dos recursos disponibilizados também pelo Programa de Desenvolvimento Escolar (PDE) do Governo Federal, outros sonhos puderam ser realizados como a compra de televisão, copiadora, ventiladores, material didático e aparelho de som. “O nível de ensino da escola tende a melhorar agora em 95 por cento. Estamos certos de fazer um excelente trabalho”, informou a diretora.

Os 81 alunos da escola também manifestam contentamento com as melhorias. Tiago França Teixeira, de 10 anos, aluno da 3ª série, diz que agora sente mais prazer de estudar. “Antes era tudo feio, não tinha nem água gelada para a gente beber”, ressaltou.

A aluna da 4ª série, Romilda Silva Borges, de 11 anos, acrescentou que era impossível assistir aula por conta das pragas dos pardais que incomodavam os alunos. “Com o forro no teto os bichinhos não mordem mais a gente, porque os ninhos acabaram”, destacou a aluna.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110925 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]