Feira de Santana ficou de fora da relação de cidades que poderão ser sub-sede da Copa 2014 porque não tem aeroporto. Confira as notícias da PMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Aeroporto João Durval. Sub-sede da Copa 2014 deve ficar localizada a menos de 50 minutos de um aeroporto.
Aeroporto João Durval. Sub-sede da Copa 2014 deve ficar localizada a menos de 50 minutos de um aeroporto.
Aeroporto João Durval. Sub-sede da Copa 2014 deve ficar localizada a menos de 50 minutos de um aeroporto.
Aeroporto João Durval. Sub-sede da Copa 2014 deve ficar localizada a menos de 50 minutos de um aeroporto.

A justificativa da participação está no site da FIFA

Feira de Santana ficou de fora da relação de cidades que poderão ser sub-sede da Copa 2014 porque não tem aeroporto. Pelo menos foi esta a justificativa da Federação Internacional de Futebol (FIFA), segundo lembra o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg. A informação foi divulgada no próprio site da entidade.

De acordo com o secretário, a Fifa estabeleceu como exigência para uma cidade ser sub-sede da Copa 2014 estar localizada a menos de 50 minutos de um aeroporto. “Todas as outras cidades selecionadas atende esse requisito”, frisa Magno, lamentando que “não há mais nada a fazer para reverter a situação”, porque não se trata de questão política, mas de infraestrutura.

Magno recorda que a questão foi levantada durante audiência pública na Câmara Municipal que discutiu a situação do Aeroporto João Durval. Na oportunidade, segundo ele, foi criada uma falsa expectativa, pelo fato dos representantes da Secretaria Especial da Copa (Secopa) terem dito que a falta de aeroporto não seria problema para a seleção.

A questão foi discutida também em encontro do secretário de Desenvolvimento Econômico com os secretários Ney Campello, da Secopa, e Domingos Leonelli, de Turismo. O primeiro passo para viabilizar a inclusão da cidade na relação de sub-sedes da Copa 2014 seria a realização de um Fórum Regional. “A decisão cabia ao Governo do Estado”, ressalta.

Cerest orienta trabalhadores

Informações à comunidade quanto aos direitos assegurados por lei

Distribuição de panfletos e cartilhas educativas sobre segurança do trabalho faz parte das ações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), durante a 10ª Semana do Trabalhador. O evento acontece até esta sexta-feira (20/05/2011), no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria.

Segundo a assistente social do Cerest, Ojana Leite, a função do órgão é informar sobre os trabalhos que são desenvolvidos na unidade.

“Precisamos garantir a segurança e saúde do trabalhador para que este possa desempenhar suas funções com qualidade. Estamos informando também à comunidade os direitos que lhe são assegurados por lei e que devem ser cumpridos”, explica.

O Cerest dispõe de uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, advogada, enfermeiros, fonoaudióloga, médico do trabalho e fisioterapeuta, dentre muitos outros. A instituição está localizada na avenida Presidente Dutra, S/N, Capuchinhos, próximo ao Hospital Colônia Lopes Rodrigues. Mais informações através do telefone (75) 3623-7552.

Animais recolhidos no Parque da Cidade

Eqüinos e bovinos entram de forma clandestina no equipamento

Os animais que entram no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho para pastar, quando encontrados por funcionários ou prepostos da Guarda Civil Municipal, são imediatamente retirados. A ação visa preservar a área do parque quanto garantir a segurança de visitantes.

Em maior parte eqüinos e bovinos, esses animais são de propriedade de alguns criadores do entorno do Parque da Cidade. O diretor do equipamento, Marcello Araújo, observa que a prática tem provocado prejuízos, com a depredação do espaço.

“Os proprietários costumam cortar a cerca para facilitar o acesso dos animais no interior do parque. Esta ação, muitas vezes, acontece durante a madrugada”, destaca.

De acordo com Marcello Araújo, diante desta situação, o Centro Municipal de Zoonoses é acionado para realizar a retirada dos animais, que somente são liberados após o pagamento de multas por parte do responsável.

“Solicitamos a compreensão da comunidade para que não coloquem animais de forma clandestina no interior do parque. Informamos também que os mesmos serão retirados. O tempo da ação é apenas do deslocamento da equipe do Centro de Zoonoses até o parque”, ressalta.

O secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, lembra que uma unidade da Guarda Municipal está instalada no interior do equipamento para garantir mais segurança aos freqüentadores e visitantes.

“Os prepostos da guarda atuam também visando coibir essa prática. A área do parque de 180 mil m² tem que ser preservada. Esses animais além de sujar o espaço, causam desconforto e destroem a vegetação, além de trazer riscos para as pessoas que fazem caminhadas e corridas”, pontua.

Conjunto Penal e SMS realizam palestras

Diagnóstico de câncer pode ser feito precocemente

Cânceres de próstata, útero e mama serão assuntos abordados no ciclo de palestras promovido pelo Conjunto Penal de Feira de Santana, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento será realizado nesta sexta-feira (20/05), a partir das 8h, no auditório da SMS e tem como público-alvo funcionários do Conjunto Penal e seus familiares. Médicos e enfermeiros que atuam na rede municipal de saúde também foram convidados a participar.

De acordo com Jane Selma Reis, referência municipal em Saúde do Homem e enfermeira do Conjunto Penal, o evento foi organizado seguindo a proposta educativa de alertar. “Infelizmente o câncer vem acometendo cada vez mais pessoas, independente de raça, sexo, idade ou classe social. O objetivo é orientar homens e mulheres a buscar a prevenção, através de medidas simples, como a realização de consultas periodicamente”, destaca.

Ela observa que serviços voltados a saúde do homem e a saúde da mulher são disponibilizados gratuitamente pela rede municipal de saúde, e que é através deles que o diagnóstico da doença pode ser feito precocemente. “Quanto mais cedo for detectado um câncer, melhor será. O diagnóstico precoce ajuda na evolução do tratamento. Por isso, é realmente necessário realizar consultas e exames com mais freqüência nas unidades de saúde”, avalia.

Em Feira de Santana, aproximadamente 300 pacientes estão sendo acompanhados atualmente no tratamento do câncer uterino e de próstata, pelo Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz (CMPC).
Conselho acompanha distribuição de merenda

Membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar visitaram na manhã desata sexta-feira (20/05) a central de distribuição da merenda da Prefeitura de Feira de Santana. A unidade abastece todas as escolas da rede municipal de ensino.

A presidente do Conselho, Ivonete de Jesus Pinheiro, observou o estoque de merenda e conheceu o sistema de distribuição. Ela também esteve representando a APLB/Sindicato durante a visita à central.

Ela acompanhou, ainda, a distribuição da merenda para 22 escolas da zona rural do município. Na manhã desta sexta-feira, foram abastecidas 12 escolas do distrito de Humildes e outras 10 do distrito de Maria Quitéria. Para a próxima segunda-feira (23/05) está programado o abastecimento de 09 escolas no distrito de Ipuaçu; 13 escolas de Jaíba e outras 09 de Bonfim de Feira.

Ivonete de Jesus Pinheiro disse que estava satisfeita com o que encontrou. Segundo ela, a visita do Conselho era fruto de denúncia de falta de merenda nas escolas da rede municipal de ensino.

“Encontrei a central completamente abastecida de merenda escolar. Fui recepcionada por prepostos da Secretaria Municipal de Educação que me apresentaram todo estoque, seu controle e a sua distribuição”, comentou.

Além da central de distribuição de merenda, os membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar também visitaram a Escola Monsenhor Jessé Torres, localizada no bairro Aviário. “Recebemos a informação que não havia merenda na escola. Mas a dispensa da unidade tinha produtos suficientes para a merenda das crianças”, afirmou Ivonete de Jesus.

O secretário de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo, reconheceu a importância do acompanhamento feito pelo Conselho Municipal de Alimentação na questão da merenda escolar.

“A nossa central de distribuição conta com estoque para o abastecimento para todas as escolas municipais”, disse José Raimundo.

Escola Adenil Falcão é reformada após 35 anos

A Escola Municipal Adenil da Costa Falcão, no distrito de Humildes, foi totalmente recuperada e entregue à comunidade pelo Governo Municipal, na manhã desta sexta-feira (20/05). Desde que foi construída, há mais de 35 anos, esta é a primeira vez que a instituição de ensino passou por melhorias.

As melhorias incluíram pintura, substituição do telhado e do piso, forro nas salas de aula, reboco, revisão das instalações elétrica e hidráulica, e reforma dos banheiros, que passaram a ter acesso interno. A unidade também foi contemplada com dois condensadores de água e quadro branco nas salas de aula.

Segundo a diretora da unidade, Veroneide Santos, a comunidade escolar está contente com as melhorias. “Muito do que temos foi fruto da nossa luta e reivindicações. Agradeço imensamente ao prefeito Tarcízio Pimenta pela sensibilidade com as escolas”, disse.

O vereador José Marques de Messias relembrou que a direção da escola sempre cobrava pela reforma, destacando que “dez escolas de Humildes já foram reformadas e a próxima será a Paulo Machado, na comunidade de Pau Seco”. Já o vereador Antônio Carlos Passos comemorou a reforma e a oportunidade de todas as crianças estarem fardadas. “Feira vive um momento de crescimento na educação”.

Em seu pronunciamento, o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevêdo, destacou que os estudantes se molhavam quando iam ao sanitário porque o acesso não era coberto. “Mas agora eles estão num ambiente confortável, com sala forrada e merenda de qualidade. Vamos comprar mais carros para transportar a merenda”, declara, ao distribuir a alimentação para os estudantes.

O prefeito Tarcízio Pimenta, por sua vez, enfatizou que o Governo Municipal já reformou 150 escolas nas mesmas condições que a Adnil da Costa Falcão ou até mesmo piores. “Trinta e cinco anos se passaram para alguém olhar por essa escola. No início do ano os alunos receberam o kit de fardamento e a partir do mês de julho vamos oferecer material escolar”, afirma.

Agentes comunitários com novo fardamento

Mais uma reivindicação do Sindicado dos Agentes Comunitários de Saúde de Feira de Santana foi atendida pelo Governo Municipal. A categoria passará a trabalhar nas ruas com fardamento completo. A entrega simbólica dos kits foi realizada na manhã desta sexta-feira (20/05), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O kit é composto por duas camisas, duas calças, um guarda-chuva, uma capa de chuva, uma rede e uma calcinha para pesagem de crianças. O secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, observou que a iniciativa demonstra o respeito e valor que a administração atribui a classe.

“Nos preocupamos em oferecer melhores condições de trabalho, ao mesmo tempo em que estamos valorizando cada profissional. O kit fardamento foi resultado de um diálogo aberto entre a secretaria e o sindicato, que inclusive escolheu modelo e cor do uniforme”, destacou.

O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou que a administração tem buscado integrar-se com os servidores e que os mil kits foram adquiridos com recursos próprios do Município. “O material do uniforme é de qualidade e foi escolhido de comum acordo entre a Secretaria de Saúde e o sindicato. O investimento foi de R$ 170 mil”, frisou.

Na oportunidade, o prefeito pediu a colaboração dos agentes comunitários de saúde na campanha de vacinação contra a influenza. “Durante a visita domiciliar, estimulem os moradores que fazem parte do grupo prioritário a se dirigiram aos postos de vacinação. Precisamos desmistificar a informação de que a vacina faz adoecer, pois tem muita gente que resiste com medo de ficar gripado. A vacina pode salvar vidas”, salientou.

Para a presidente do Sindicado dos Agentes Comunitários de Saúde, Rosemary Azevedo, o novo fardamento vai atender as necessidades da classe. “O uniforme era somente a camisa e os agentes usavam calça jeans. Agora a calça é mais adequada para o trabalho, é mais leve. Nossa reivindicação tornou-se mais uma conquista”, ressaltou.

Já a agente comunitária Florisbela Lima, que atua no Parque Ipê há 20 anos, considerou que “o fardamento é a identificação pessoal, necessária para os agentes se aproximarem dos moradores”. A retirada do fardamento já foi iniciada. Os agentes deverão fazê-la no setor de Atenção Básica, na própria SMS. Em breve, a classe dos agentes de endemias também será beneficiada, com novo fardamento.

Festa do Senhor do Bonfim 2011

Com o tema “Igreja, comunhão de vida e missão”, a Paróquia do distrito de Bonfim de Feira realiza, no período de 20 a 29 de maio, a tradicional festa em louvor a Senhor do Bonfim, padroeiro do distrito. O festejo será marcado por novenário, quermesse e leilão de prendas após as celebrações, Missa do Vaqueiro, Forró do Padre, lavagem e leilão de animais.

A Festa do Senhor do Bonfim 2011 será iniciada na noite desta sexta-feira (20/05), a partir das 20 horas. Por nove noites, a comunidade católica do distrito se reúne em momentos de renovação da fé e confraternização. As noites de oração acontecem sempre a partir das 20 horas e conta com a animação do Grupo Jovem da Paróquia (JUSC) e corais convidados.

No domingo (22/05), dentro da programação dos festejos a Senhor do Bonfim, acontece a primeira edição do Forró do Padre, a partir das 10 horas, no Salão Paroquial. A animação ficará por conta do grupo Forró HD.Com.

A comissão organizadora promove no dia 27 de maio a Lavagem das Escadarias e desfile das baianas, a partir das 15 horas. Já no sábado (28/05), será a vez da Missa do vaqueiro, às 10 horas, e o tradicional leilão de animais, que acontece a partir das 14 horas.

No domingo (29/05), às 5 horas será realizado o repique de sinos e queima de fogos e às 10h30 será celebrada missa solene. Às 17 horas acontece a benção do Santíssimo e a Procissão, com o andor do Senhor do Bonfim, que vai percorrer as principais ruas do distrito. A comemoração ao padroeiro de Bonfim de Feira conta com apoio da Prefeitura de Feira de Santana e atrai milhares de fiéis de toda a região para o distrito.

Seagri discute Expofeira 2011

As demandas e sugestões para a Expofeira 2011 foram apresentadas, durante reunião, pelos representantes do Núcleo de Criadores de Raças ao secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes.

No encontro, que contou com a presença do representante do Núcleo Guzerá para a Bahia e Sergipe, João Neto Cavalcante; representante do Núcleo Gir, Luiz Leal, e representante do Banco do Brasil, Marcelo Lima, foram definidas a quantidade de argolas e o número de leilões de cada raça.“Nesta edição será mantida a mesma estrutura da edição do ano passado. Assim fica definida a disponibilização de 107 argolas para Nelory; 114 para Guzerá; 112 para o gado Gir e 57 para o Girolando”, informou Ozeny Moraes.

A possibilidade de expansão do espaço para exposição de animais foi destacada pelo criador Luiz Leal. “A Expofeira está crescendo cada vez mais e um evento desse porte precisa de tempo hábil para ser bem organizado. E, com a parceria da Prefeitura, estamos estudando a viabilidade de disposição de mais espaços para exposição de gados”, destaca.

Para João Neto Cavalcante, a expectativa para este ano é de mais negócios. “Vamos realizar exposições ranqueadas com a presença de criadores de outros estados. Está definido, ainda, que realizaremos dois leilões, no sábado e no domingo da Expofeira”, afirmou.

A Expofeira 2011 acontece de 04 a 11 de setembro no Parque de Exposição João Martins da Silva. Haverá exposições de animais, leilões, feira de agronegócios, shows musicais, cultura regional dentre outros.

Mais 300 alunos certificados pelo Cicaf

Mais 300 profissionais estão aptos para o mercado de trabalho de Feira de Santana. Eles receberam certificados do Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e à Família Professora Gilza Melo (Cicaf) nesta sexta-feira (30/05), no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Os profissionais fizeram parte das turmas de curso básico integrado, inglês, recepcionista e telefonista.

Segundo a coordenadora do Cicaf, Ana Maria Alves, a capacitação oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, oferece poder e conhecimento aos alunos. “Quando se tem educação profissional, o cidadão tem muito mais oportunidades. E é isso que o Cicaf faz”, afirma.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, é muito importante que os alunos acreditem na diferença que o aprendizado oferece. “Pensando assim, vocês tendem a crescer cada dia mais no mercado de trabalho”, considera.

O prefeito Tarcízio Pimenta relembrou as condições do prédio do Cicaf quando assumiu o governo e aconselhou os novos profissionais a continuarem avançando. “O prédio tinha goteiras e, assim que vi a situação, começamos o trabalho de recuperação. Hoje vocês têm aula com lousa digital, duplicamos o número de computadores, fizemos o refeitório e colocamos ar condicionado nas salas de aula”, ressalta.

Certificada com o curso de inglês, Damiana Silva, declara que a capacitação foi muito boa. “As aulas eram maravilhosas. Agora estou procurando um emprego e sei que vai ser mais fácil com o curso”, comenta.

Na próxima segunda-feira (23/05) o Cicaf dará início às matrículas do segundo trimestre. Serão oferecidas 1.400 vagas, sendo 300 para inglês I, II e III, 180 para o básico integrado, 180 para informática básica, 120 recepcionista e telefonista, 120 mecânico automotivo, 100 vagas para garçom e mais 100 para manicure e pedicure.

Também há 100 vagas para artesanato, 50 para depilação, mais 50 para massagem anti-stress, 50 vagas de manutenção em micro e 50 para dança (jazz). As inscrições terminam no dia 27 de maio.

*Com informações: Sérgio Jones

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113667 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]