Ensino com intermediação tecnológica chega ao Conjunto Penal de Serrinha

Os detentos do Conjunto Penal de Serrinha, a 191 quilômetros de Salvador, vão estudar o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta segunda-feira (09/05/2011), a aula inaugural do programa no local. A iniciativa, que visa contribuir com a formação educacional e ressocialização do interno, será possível devido a parceria entre a SEC, a instituição, a coordenação pedagógica da Reviver Administração Prisional Privada e a Prefeitura de Serrinha.

Com a chegada do programa, os detentos terão acesso às aulas do ensino médio dentro do próprio Conjunto Penal. No EMITec, serão ministradas de forma semelhante ao ensino médio convencional, só que, em Salvador e em estúdios similares aos utilizados em TV.

Conectados com o estúdio, as salas de aula contam com mediadores para facilitar a interação dos alunos com o professor especialista, que é posicionado diante de uma câmera, nas respectivas salas de aula, com transmissão de imagem, voz e dados.

No primeiro momento, o Conjunto Penal, situado na BR-116, sentido Serrinha/Teofilândia, terá 27 internos matriculados em duas turmas, nos turnos matutino e vespertino. Para o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o EMITec é um poderoso instrumento de inclusão educacional, concebido inicialmente para incluir os jovens que vivem no campo e vem sendo aprimorado para atender a outros públicos.

“Estamos aprimorando o programa EMITec para garantir sua ampliação a todo território baiano, principalmente as áreas mais remotas”, destaca o secretário. O programa, que está presente em 362 localidades de 133 municípios, garante o atendimento de adolescentes, jovens e adultos que residem e trabalham em localidades distantes ou de difícil acesso às escolas de ensino médio.

Os estudantes têm 200 dias letivos e, assim como no ensino médio convencional, é necessário que tenham frequência mínima de 75%. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira. Os conteúdos do EMITec são veiculados através de uma moderna plataforma de telecomunicações, por meio de solução tecnológica desenvolvida especialmente para o programa, que inclui possibilidades de videoconferência e acesso simultâneo à comunicação interativa entre usuários, utilizando internet via satélite.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116928 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.