Empresa Italiana escolhe terreno na Bahia para a implantação de unidade fabril

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Como primeiro resultado da missão do Governo da Bahia na Itália, liderada pelo governador Jaques Wagner, um representante da Margraf, empresa processadora de mármores e granitos, chegou ao estado, segunda-feira passada (16/05/2011), marcando uma segunda visita para o mês de julho, quando deverá ser selecionado terreno para a implantação de uma unidade fabril. Ainda estão previstos, a partir da próxima semana, diversos encontros com empresas italianas, para aprofundar os entendimentos para outros investimentos.

O interesse de empresários italianos dos setores de mármores e granitos, ciência e tecnologia, infraestrutura, náutico e hoteleiro foi despertado durante o seminário “Um olhar sobre a Bahia”, realizado em Milão, na Itália, no dia 10 de maio. Organizado pela Secretaria Extraordinária para Assuntos Internacionais e Agenda Bahia, o seminário reuniu 150 empresários italianos.

No setor de ciência e tecnologia, o Parque Tecnológico Quilômetro Vermelho manifestou interesse parcerias com o Parque Tecnológico da Bahia. Empresários estudarão a possibilidade de fornecer trilhos para a Ferrovia Oeste-Leste, informou o secretário para Assuntos Internacionais e Agenda Bahia, Fernando Schmidt.

No início de junho, está prevista a visita de empresários da área náutica para tratar de investimentos em embarcações e serviços turísticos. No ramo hoteleiro foram iniciadas as discussões para a implantação de hotéis sete estrelas, integrados a sítios históricos e culturais do Estado. Ficou acertada também, para o segundo semestre de 2011, a vinda de uma delegação da Lombardia para prospecção de investimentos na Bahia, em prosseguimento às discussões iniciadas nesta visita do Governo da Bahia à Itália.

Em Frankfurt, Alemanha, o governador conversou com representantes da multinacional Basf, uma das possíveis parceiras na criação de um pólo acrílico em Camaçari.

Continuidade

Iniciativas como o seminário “Um olhar sobre a Bahia”, pelo potencial que possuem para atrair investimentos de empresas estrangeiras que gerem empregos e promovam desenvolvimento tecnológico são importantes e terão continuidade, afirmou Schmidt. A fórmula vem sendo testada desde 2007, com a realização de missões comerciais em todos os continentes que resultaram na assinatura de cerca de 250 protocolos de intenções para instalação de empresas estrangeiras.

Em outubro de 2010, em Xangai, China, foi realizado o “Seminário de Oportunidades de Investimento da Bahia”, que integrou a programação da semana da Bahia na maior feira do mundo, a Expo Xangai, e teve como objetivo apresentar aos chineses oportunidades de negócios e investimentos na Bahia para a Copa 2014.

A parceria com a China resultou, também, na abertura de um escritório de representação da Bahia em Pequim, com apoio do governo federal, e no estreitamento das relações comerciais com as províncias de Shandong e Chongqing, visando ampliar a produção nas áreas de biocombustíveis, pesca e agricultura. “Quando um chefe de estado vai ao exterior, conversa olho no olho com os investidores e tem a oportunidade de esclarecer dúvidas e oferecer garantias, cria-se uma indispensável relação de confiança que amplia as chances de resultados positivos para a Bahia”, concluiu Schmidt

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111054 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]