Em Salvador ocorre a exposição fotográfica Havana de Nossos Olhos

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A partir desta segunda-feira (16/05/2011), a Faculdade 2 de Julho recebe a exposição coletiva Havana de nossos olhos, com curadoria da jornalista Carollini Assis. Trinta fotografias coloridas, em sépia e em preto-e-branco, integram a mostra que reúne imagens da capital cubana, soab o olhar de profissionais do audiovisual do Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e Espanha. As fotos foram feitas em março e abril de 2010, durante um curso de Realização Cinematográfica na Escuela de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños.

A abertura da exposição acontece às 19 horas, no espaço da Livraria da Faculdade 2 de Julho. A mostra, que é gratuita, permanece em cartaz na instituição até dia 23 de maio. A partir do dia 28, a Exposição segue para o Sindicato dos Bancários, integrando a II Convenção Baiana de Solidariedade a Cuba, com as presenças de Carlos Rafael Zamora Rodriguez – Embaixador de Cuba no Brasil; Socorro Gomes – Presidente do Cebrapaz e do Conselho Mundial da Paz – CMP; Muniz Ferreira, historiador; Maísa Paranhos, historiadora e da curadora Carollini Assis, que falará sobre terrorismo midiático contra a Ilha.

“Não é a típica fotografia de turista que Pierre Bordieu já apontava em 1965, em seu Un art moyen, pois tem qualidades gráficas, plásticas, bem distintas das fotos de turistas, mais próximas das profissionais; não se trata, de maneira alguma, de um ensaio fotográfico da fotografia de expressão pessoal, tal como aquela regida por padrões de produção fotográfica imperantes entre os anos 1960 e 1980; não tem fáceis associações com as atuais intersecções entre a fotografia e as artes plásticas. É o olhar de um grupo de pessoas que – logo se vê – tem uma cultura visual diferenciada. É o olhar de quem andou por perto, nas soleiras da produção fotográfica, de quem fez por ali passagens de vulto.

Entretanto, logo vejo também que não são de nenhum dos ‘clubes’ que buscam criar contornos de algum campo discurso e, de alguma forma, legitimá-lo. É um olhar que quase posso chamar de ‘um olhar de fora’. Mas não é de fora, é da soleira, dos umbrais”. (Sandro Alves Silveira – Mestre em Teoria e História da Arte pelo Instituto de Artes (IdA) Universidade de Brasília (UnB) e professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Publicou, recentemente, Achados de Assis: a fotografia em Dom Casmurro – XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.

“As saturações, o foco, o absurdo da imagem é mais uma maneira de ver, convergência entre ilustração e interpretação. Pode não ser a Havana dos seus olhos, caso já a conheça. Pode ser que você procure por essas imagens quando lá aportar um dia, porém encontre uma nova urbe. Tão somente é a Havana de nossos olhos, imbuída da energia do espírito coletivo, pequeno recorte no tempo, que gentilmente oferecemos a todos vocês”. , explica a curadora Carollini Assis.

Serviço

Faculdade 2 de Julho

Abertura: 16 de maio (segunda), às 19 horas

Quando: de 16 a 23 de maio, das 19h00 às 21h

Onde: Faculdade 2 de Julho – av. Leovigildo Filgueiras, nº 81, Garcia, tel.: 0/xx/71/ 3114-3423, Salvador – Bahia

Quanto: Entrada gratuita

Sindicato dos Bancários

Abertura: II Convenção Baiana de Solidariedade a Cuba, no Sindicato dos Bancários, 28 de maio (sábado), às 09 horas

Quando: de 28 de maio a 10 de junho, segunda a sexta, horário comercial

Onde: Av. Sete de Setembro, 1001, Mercês, Salvador – Bahia

Quanto: Entrada gratuita

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113734 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]