Em Feira de Santana, administração do prefeito Tarcízio Pimenta investe R$ 350 mil no Hospital da Mulher

Secretário de saúde Getúlio Barbosa e o prefeito Tarcízio Pimenta inspecionam equipamentos destinados ao Hospital da Mulher.
Secretário de saúde Getúlio Barbosa e o prefeito Tarcízio Pimenta inspecionam equipamentos destinados ao Hospital da Mulher.
Secretário de saúde Getúlio Barbosa e o prefeito Tarcízio Pimenta inspecionam equipamentos destinados ao Hospital da Mulher.
Secretário de saúde Getúlio Barbosa e o prefeito Tarcízio Pimenta inspecionam equipamentos destinados ao Hospital da Mulher.

O Hospital Municipal Inácia Pinto (Hospital da Mulher) conta com investimentos na ordem de R$ 350 mil neste primeiro quadrimestre, distribuídos em ampliação, reforma e aquisição de novos equipamentos para a unidade de saúde. O anúncio feito na tarde desta terça-feira (10/05/2011), durante visita do prefeito Tarcízio Pimenta a unidade.

Além de reforma e ampliação de alguns setores da unidade, o Hospital da Mulher vai passar a contar com sistema de climatização de todas as enfermarias. Cerca de 60 condicionadores de ar já foram adquiridos e estão sendo instalados.

“Esse, certamente, é o único hospital público da Bahia senão do Nordeste com todas as suas alas de enfermarias climatizadas”, comenta o diretor do Hospital da Mulher, Raimundo Barreiros.

Durante a visita do prefeito Tarcízio Pimenta, as melhorias feitas na unidade foram apresentadas pelo presidente da Fundação Hospitalar, Jair de Jesus. Entre elas: reforma e ampliação do ambulatório, compra de novos equipamentos (lavanderia e outros setores) e aquisição de 100 novos berços em acrílico.

O presidente da Fundação, Jair de Jesus, também apresentou ao prefeito Tarcízio Pimenta e aos secretários municipais de Saúde, Getúlio Barbosa; e e Comunicação Social, Fabrício Almeida, todo estoque do Hospital da Mulher, organizado por lotes, conforme normas do Ministério da Saúde, além do abastecimento da farmácia básica hospitalar.

“A nossa farmácia é totalmente climatizada. Todo procedimento adotado visa a manutenção da medicação, evitando o vencimento das substâncias armazenadas”, disse Jair de Jesus.

O prefeito Tarcízio Pimenta visitou, ainda, o setor de nutrição e refeitório, central de material esterelizado, berçário neonatal de médio e alto risco, centro cirúrgico e centro obstétrico, além do centro de parto humanizado e todos os leitos de enfermaria.

A dona de casa Marinalva de Jesus, da cidade de Santanópoles, ressaltou o atendimento do Hospital da Mulher. “Aqui encontrei todas as condições para ter o meu filho com segurança, além do atendimento de médicos e enfermeiros e da estrutura da unidade”, disse.

A visita também contemplou o Hospital da Criança. Toda unidade foi percorrida pelo prefeito Tarcízio Pimenta, visitando consultórios, leitos e a brinquedoteca. Toda unidade vai passar por reforma. A unidade conta 66 leitos, mas nesta terça-feira (10) era ocupada apenas por 20 crianças.

De acordo com dados do Hospital da Mulher, no primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril) foi realizado 223 partos tipo cesariana; 181 partos tipo normal, e outras 103 curetagens.

Em 2010, o Hospital da Mulher realizou 299.581 atendimentos, sendo 2.016 partos tipo normal; 2.792 partos tipo cesariana; e mais 1.397 curetagens. Em 2009, foram 2.052 partos tipo normal; 2.596 partos tipo cesariana, e 1.241 curetagens. Já em 2008 foram 2.241 partos do tipo normal; 2.382 partos do tipo cesariana, e 867 curetagens.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]