Egressos da FUNDAC são aprovados na seleção do Tribunal de Justiça

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Vinte e um adolescentes atendidos pelo Centro de Apoio à Família e ao Egresso (Cafe), da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), estão entre os 200 jovens selecionados para o cargo de assistente administrativo (na condição de aprendiz) do Tribunal de Justiça da Bahia. A seleção faz parte do Programa de Aprendizagem Jovem Cidadão, promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia em parceria com o órgão.

Como parceira institucional do programa, a Fundac inscreveu 22 adolescentes entre 14 e 21 anos incompletos, egressos do Sistema Socioeducativo, visando a sua reinserção social, por meio da capacitação profissional, e a promoção de emprego e renda.

O Cafe atende a esses jovens e às suas famílias, promovendo o encaminhamento, acompanhamento e avaliação das demandas apresentadas pelos adolescentes no Plano Individual de Atendimento (PIA), desenvolvido pelas unidades da Fundac, durante o cumprimento da medida socioeducativa.

As demandas são diversas, nas áreas de saúde, educação, profissionalização, emprego e renda, esporte e lazer. O centro também faz o atendimento psicossocial das famílias, utilizando terapia comunitária e a Escola da Família. Atualmente, o Cafe atende 104 adolescentes e 117 familiares.

Apenas no mês de abril, foram feitos 21 encaminhamentos para a realização de ações diversas como oficinas de capacitação profissional, primeiro emprego, atendimento psicossocial, saúde e educação, em parcerias com o Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Cepadh), o Centro Estadual de Atendimento ao Adolescente Isabel Souto (Cradis), o Senai, o Senac, a Associação das Comunidades Paroquiais da Mata Escura e Calabetão (Acopamec) e a Fundação Cidade Mãe.

Eficácia

Segundo a diretora geral da Fundac, Ariselma Pereira, “oportunidades para a profissionalização e emprego e renda é uma das mais eficazes ações do processo de reinserção social. Para isso, a Fundac busca parceiros e ações com a finalidade de contribuir efetivamente para o desenvolvimento social desses jovens e suas famílias”.

Além dos encaminhamentos, o Cafe/Fundac também promove e realiza uma ação denominada Educação para o Trabalho, que consiste na preparação dos jovens e familiares para a inserção no mercado de trabalho. São palestras sobre ética, cidadania, direitos humanos, direitos e deveres trabalhistas, e também postura profissional e a elaboração de currículo, entre outras.

Ainda com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho, o Cafe/Fundac faz parte do Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional (Fobap), promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que tem como objetivo discutir, divulgar e ampliar a aprendizagem profissional no estado da Bahia.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108849 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]