Presidente Dilma Rousseff conversa com primeiro-ministro da Suécia sobre crise nos países muçulmanos e Rio+20

A presidenta Dilma Rousseff ocupa parte do dia hoje (17/05/2011) cumprindo agenda internacional. A partir das 11 horas, ela recebe o primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt. O sueco fica no Brasil até amanhã (18/05). O objetivo da visita é intensificar as parcerias nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, além de cooperação nos setores de educação e biocombustíveis.

Dilma e Reinfeldt também deverão conversar sobre a preparação da Conferência Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Marcada para junho de 2012, duas décadas depois da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), a conferência tem o objetivo de renovar o engajamento dos líderes mundiais no desenvolvimento sustentável do planeta.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), são esperados para a Rio+20 cerca de 150 chefes de Estado e de governo, além de aproximadamente 50 mil delegados. Os temas principais do encontro são a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e o papel instituições no desenvolvimento sustentável.

Na pauta de reuniões hoje, Dilma e Reinfeldt também devem discutir a crise no Oriente Médio e Norte da África, principalmente o caso da Líbia onde o líder Muammar Khadafi resiste em deixar o poder e os confrontos se agravam no país. De acordo com diplomatas, é esperada ainda a inclusão do tema reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Dilma já obteve sinalizações positivas sobre a necessidade de rever a estrutura do conselho dos governos dos Estados Unidos, da China e da Alemanha. Antes do almoço hoje, no Itamaraty, Dilma e Reinfeldt farão uma declaração à imprensa, no Palácio do Planalto.

Em 2010, o comércio entre Brasil e Suécia registrou mais de US$ 2 bilhões. Nos três primeiros meses de 2011, as exportações do Brasil para a Suécia cresceram 21%, e as importações tiveram aumento de 30,7%, em comparação ao mesmo período de 2010. A Suécia é o 19º maior investidor no Brasil.

*Com informações da Agência Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141149 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário