Deputado feirense, Zé Neto participa da XV Conferência da UNALE em Florianópolis

Zé Neto participa da XV Conferência da UNALE em Florianópolis.
Zé Neto participa da XV Conferência da UNALE em Florianópolis.
Zé Neto participa da XV Conferência da UNALE em Florianópolis.
Zé Neto participa da XV Conferência da UNALE em Florianópolis.

Evento serviu, entre outros, para qualificar as ações individuais dos parlamentares com debates sobre o aperfeiçoamento dos procedimentos legislativos

A XV edição da Conferência Anual da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) se consagrou como importante fórum de discussão e de troca de experiências para o fortalecimento da democracia e aperfeiçoamento do Poder Legislativo estadual para todo o país. Um ato solene deu início ao evento na última quarta-feira (18/05/2011), no Plenário do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.

O deputado estadual e líder do Governo e da Maioria na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto, participou dos debates que serviram para qualificar as ações individuais dos parlamentares e propiciar resultados mais efetivos nas políticas públicas, como o contínuo aperfeiçoamento dos procedimentos legislativo, também foi foco do encontro, que promoveu a troca de experiência e debate sobre inovações.

No encontro, que seguiu até esta sexta-feira (20/05), o deputado Joares Ponticelli (PP), membro da diretoria executiva da Unale e presidente da Comissão Organizadora do evento, exibiu uma lista de tópicos relacionados ao tema “Brasil: Reformas e Perspectivas”, oportunidade em que se discutiu Reforma Política, Segurança Pública, o planejamento para a Copa do Mundo, além de expectativas para o futuro do país.

Ainda no primeiro dia de encontro, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Dinis Pinheiro (PDT), foi empossado como presidente do Colegiado. O anúncio da nova formação da diretoria da entidade, foi feita pelo deputado Alencar Silveira Júnior(PDT). O fechamento do dia ficou por conta do grupo de Balé Bolshoi, de Joinvile, que tem sua matriz na Rússia.

Em seguida, a Copa do Mundo foi incluída na pauta. Diante do atraso nos preparativos, o evento propiciou o encontro entre os gestores da Copa com o grande responsável por seu sucesso na África do Sul, Henry Grimbeek, gerente de projetos da Fifa. Também presente, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), abordou a “Segurança Pública e Planejamento para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016”.

No encerramento do evento, o desportista Lars Grael fez uma palestra de motivação. Após a apresentação de Grael, foi realizada mesa-redonda com gestores estaduais da Copa de 2014 com Henry Grimbeek, sobre “Ações de planejamento”.

Durante a Conferência, foram realizados encontros paralelos de diversas entidades parceiras da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais como o Parlasul (Parlamento do Sul), Astral (Associação Brasileira de Rádios e TVs Legislativas), Fenale (Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Federal, Estadual e do Distrito Federal) e Anpal (Associação Nacional dos Procuradores de Assembleias Legislativas).

Jornalista Luis Nassif fala sobre mudanças da mídia na política

No segundo dia do Encontro, quinta-feira (19/05), o jornalista e comentarista econômico Luis Nassif, introdutor do jornalismo de serviços e do jornalismo eletrônico no país, falou sobre o “Panorama Econômico e Político do Brasil” durante o 1º Seminário Internacional de Mídias Legislativas, um dos encontros que foram realizados paralelo ao evento.

Nassif afirmou que a transparência dos Parlamentos é fundamental para fortalecer o Legislativo perante a opinião pública e, para isso, as TVs e Rádios Legislativas são excelentes instrumentos para acabar com o “monopólio da grande mídia”.

Ele ainda aproveitou para criticar a “escandalização” da politica pela grande midia e disse que se inicia novo tempo com o advento da Internet. “Essa modernidade muda o centro das atenções das políticas públicas”, salientou ao fazer referência às mudanças. “Nos anos 80 antes da era da internet, a imprensa não representava tanto a opinião pública mas, a partir dos anos 90, houve uma reviravolta e desde o Impeachment de Collor junto com o ingresso da digitalização, a mídia se tornou muito poderosa, aliás, até mais do que os próprios parlamentares.” afirmou.

O jornalista criticou o sensacionalismo praticado pela imprensa de diversas mídias afirmou que “discutir reforma política sem entender as mudanças desde 10 anos atrás até agora não adianta por que as formas de representação de sociedade mudou totalmente”.

Ao final da palestra, Nissaf salientou que a inflação está sob controle e que não vê riscos de aumento do custo de vida. Ele também foi enfático ao de denunciar que “o noticiário sobre aumento da inflação é terrorismo da grande mídia para elevar a taxa de juros e os lucros dos bancos e do sistema financeiro”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109821 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]