Deputado federal Sérgio Carneiro destaca centenário de ex-governador Carlos Valadares da Silva

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) destacou nesta terça-feira, 24 de maio, no plenário da Câmara dos Deputados, o centenário do ex-governador da Bahia, Dr. Carlos Valadares da Silva. No último dia 22 de abril, o ex-prefeito, ex-governador e deputado federal, completaria 100 anos. Por intermédio da amiga e pesquisadora Lélia Vitor Fernandes de Oliveira, foi proposta homenagem póstuma a ser realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana, que será realizada nesta quinta-feira, 26 de maio, às 19 horas, quando a pesquisadora e escritora irá proferir palestra sobre a vida do homenageado.

Valadares foi governador interino em junho de 1949, substituindo Otávio Mangabeira. Por várias vezes ocupou o governo do Estado. Por motivo de doença, Dr. Mangabeira transmitiu-lhe o cargo de governador, que ele reassumiria em fevereiro de 1950, para exercê-lo até o fim do quadriênio, sem mais interrupção, em janeiro de 1951.

Candidatou-se a deputado federal nas eleições de outubro de 1950, elegeu-se e assumiu o mandato em fevereiro de 1951, permanecendo na Câmara dos Deputados até janeiro de 1955. Naquela legislatura, deu continuidade à luta iniciada na Bahia para dotar Feira de Santana de um sistema de abastecimento de água, chegando este beneficio em janeiro de 1957, quando Juscelino Kubitschek e Antônio Balbino inauguraram o serviço na cidade. Após o término do mandato federal, Carlos Valadares retornou à Feira de Santana e dedicou-se à advocacia.

Em julho de 1956, tomou posse na presidência do Rotary Clube de Feira de Santana. Em 1958, instalou escritório de Advocacia em Salvador, juntamente com seu colega e amigo Prof. João Alfredo Guimarães e a colaboração de Dr. Ayrton Oliveira de Freitas e Dr. Antônio Santana, quando estes ainda eram acadêmicos de Direito. Ao aposentar-se, legou sua biblioteca especializada, como herança, aos advogados da Bahia. Publicou os livros: “Prisão Preventiva” e “Em Defesa de um Espólio”. Faleceu em Salvador, mas seu corpo foi trasladado para Feira de Santana, sendo sepultado no Cemitério Piedade. Em várias cidades seu nome foi emprestado para nomear escolas e logradouros públicos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111027 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]