

Depois de cumprir agenda extensa em Brasília, inclusive participando de reunião com a ministra da Pesca (MPA), Ideli Salvatti, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) esteve em audiência com o governador em exercício, Otto Alencar, na manhã desta sexta-feira (13/05/2011), junto com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). Também participaram da reunião os prefeitos de Maraú, Antônio Silva Santos, conhecido como Pito, e de Santa Bárbara, Jailson Costa, que reivindicaram solicitações de melhorias para as cidades.
Em seguida, Galo levou ao secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, as discussões da reunião de ontem (12/05) com a ministra Ideli Salvatti, que tratou da questão da licença ambiental e de espécie e a regularização das áreas de produção dos aquicultores familiares da Bahia, que passarão a ter créditos para financiar sua produção a juros mais baixos.
“Conversei com o secretário Spengler, o mesmo que debate com a ministra Salvatti, sobre a importância do licenciamento e regularização das áreas produtivas para os aquicultores familiares. É preciso que o governo do Estado considere que essa ação dará maiores condições de renda e de produção para os trabalhadores da área, além de formalizar esse setor produtivo que continua crescente na Bahia”, afirma o parlamentar, que ainda ressaltou que assim “os créditos de financiamento serão acessíveis a essa classe de trabalhadores dando maior autonomia a eles”.
Agenda da sexta-feira
A pauta da reunião dos deputados Galo e Assunção com Otto Alencar foi a necessidade de obras para os municípios de Maraú e Santa Bárbara, bem como a iluminação pública dos acessos às cidades e reestruturação dos sistemas de segurança pública. Em Maraú, a solicitação de recuperação foi dos 31 quilômetros que ligam a sede às BRs-101 e 030 e outros 21 quilômetros entre a sede e a BA-001. Já para o município de Santa Bárbara, foram solicitados equipamentos para recuperação das estradas vicinais, que ligam a zona rural à zona urbana, e a iluminação de quatro quilômetros da BR-116, que atravessa a cidade. Segundo Otto, o governador se comprometeu a atender o pleito e as providências já estão sendo tomadas junto aos órgãos competentes.
Galo conversou ainda com o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, onde tratou de aumento do efetivo e a custódia dos presos no município de Maraú, que já tem terreno disponibilizado pelo prefeito para a construção do presídio. Foi solicitado aumento do efetivo também para a cidade de Santa Bárbara.