Deputada Graça Pimenta tem participação destacada ao falar sobre: Troféu Oscar Folia, Combate ao Abuso Sexual e revitalização do aeroporto

Deputada Graça Pimenta tem participação destacada ao falar sobre: Troféu Oscar Folia, Combate ao Abuso Sexual e revitalização do aeroporto
Deputada Graça Pimenta tem participação destacada ao falar sobre: Troféu Oscar Folia, Combate ao Abuso Sexual e revitalização do aeroporto
Deputada Graça Pimenta tem participação destacada ao falar sobre: Troféu Oscar Folia, Combate ao Abuso Sexual e revitalização do aeroporto
Deputada Graça Pimenta tem participação destacada ao falar sobre: Troféu Oscar Folia, Combate ao Abuso Sexual e revitalização do aeroporto

Deputada discursa sobre Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

O Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000 e ligado a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), está sendo comemorado no Brasil nesta quarta-feira (18/05/2011). Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL), a data foi lembrada pela deputada estadual Graça Pimenta (PR).

Em discurso, a parlamentar apresentou números sobre o tema. “Infelizmente, dados do Disque Direitos Humanos, módulo criança e adolescente, coordenado pela SDH/PR, mostram que, de março de 2003 a março deste ano, o Disque 100 recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. Entre as vítimas, 80% são do sexo feminino e a maioria dos crimes ocorre nas residências, portanto dentro dos lares”, revelou a deputada Graça Pimenta.

Durante o pronunciamento, a parlamentar questionou sobre qual o papel da família na vida do indivíduo. Referindo-se ao significado da convivência em família para o ser humano, Graça Pimenta disse que todo triunfo na vida é preparado no lar e todo o fracasso se inicia com a perda do elo entre os membros familiares.

A criação da data comemorativa tem o propósito de mobilizar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos Direitos Humanos e proteger as crianças e adolescentes. Numa sociedade injusta, onde reina a fome, a enfermidade, a insatisfação, a ignorância, são inevitáveis os focos de violência e abusos de toda ordem.

Conforme a deputada Graça Pimenta, “É lamentável que os direitos humanos, elaborados há mais de duzentos anos, ainda permaneçam desrespeitados, criando-se bolsões segregacionais e dividindo-se os indivíduos pelas suas tendências, seus recursos, suas preferências, seus limites de variada natureza”.

Em seguida, a parlamentar citou o educador Paulo Freire e falou sobre a importância da educação na sociedade. “A educação deve ser a primeira prioridade de uma política social relevante; a primeira prioridade na alocação de recursos; a primeira prioridade de uma gestão pública, em face da responsabilidade social de cuidar das novas gerações”, enfatizou a deputada Graça Pimenta.

Deputada Graça Pimenta cobra revitalização de aeroporto feirense

A situação do Aeroporto Governador João Durval Carneiro, em Feira de Santana, levou a deputada estadual Graça Pimenta (PR) a cobrar ações do governo estadual durante pronunciamento na Assembleia Legislativa (AL) nesta terça-feira (17/05). Antes de fazer a reivindicação, a parlamentar descreveu o estado em que se encontra a unidade aeroviária.

“Operacionalmente, o aeroporto atende apenas a voos particulares. Aviões de grande porte somente no período do dia, pois a pista de 1.500 metros não possui sinalização, nem iluminação, bem como não existe torre de controle. O terminal é pequeno e não possui infraestrutura para passageiros”, revelou a deputada.

Conforme Graça Pimenta, a situação do aeroporto feirense está cada vez mais grave. “Não há plano de ativação do local para voos regulares e movimento de cargas, o que seria viável, pois a produção que é transportada pelas estradas poderia ser escoada através do aeroporto. O tratamento do governo estadual para com a metrópole feirense não tem levado em conta o nível de sua importância para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil. É necessário uma mudança de postura de quem está a frente dos destinos da Bahia”, cobrou a parlamentar.

As condições dos aeroportos brasileiros e a proximidade da Copa do Mundo de 2014 também foram abordadas pela deputada Graça Pimenta, que apresentou estudo sobre os assuntos. “O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um documento intitulado ‘Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações’, no qual classifica como alarmante a situação dos aeroportos nas cidades que serão sedes da Copa do Mundo em 2014”, salientou a parlamentar.

De acordo com o estudo apresentado pela deputada Graça Pimenta, muito provavelmente não será possível concluir a maioria das obras de expansão dos terminais aeroviários até o evento. Entre os aeroportos que não devem ficar prontos, o Ipea aponta o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.

Graça Pimenta também apresentou dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “A Infraero fez um orçamento de R$ 5,63 bilhões para gastar nos aeroportos brasileiros, dos quais apenas R$ 125 milhões estão previstos para investimentos na Bahia. De acordo com a empresa, o aeroporto soteropolitano terá investimentos de 45,1 milhões de reais para a construção de torre de controle, reformas e adequação do terminal de passageiros e ampliação do pátio de aeronaves”, ressaltou a parlamentar.

No pronunciamento, a deputada Graça Pimenta (PR) sugeriu medidas para preparar o aeroporto de Salvador para a Copa de 2014. “A Infraero instalou Módulos Operacionais no Aeroporto Internacional de Florianópolis, Santa Catarina, em 2009. Os equipamentos são compostos por salas de embarque e desembarque como ar condicionado, sanitários e sistema informativo de voos. Em Lisboa, Portugal, os módulos foram utilizados para atender a demanda da Eurocopa de 2004. O governo da Bahia deve pleitear a construção de um Módulo Operacional no Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães por conta da Copa de 2014”, cobrou a parlamentar.

Troféu Oscar Folia premia os melhores da Micareta

O Troféu Oscar Folia premiou na noite desta terça-feira (17/05) os melhores da Micareta 2011. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) marcou presença no evento, que aconteceu no Centro de Cultura Amélio Amorim.

Diversos artistas que participaram da Micareta, além de representantes de blocos, camarotes, barracões e imprensa, escolhidos através de votação realizada na internet, marcaram presença no evento.

“É um prazer participar do Troféu Oscar Folia, que premia os melhores da Micareta. Parabéns a Girlânio Guirra que organiza essa bonita festa e a todos que foram premiados e abrilhantaram a nossa Micareta”, declarou a deputada Graça Pimenta, que foi homenageada e entregou o troféu a Ricardo Bezerra, organizador do CarNatal.

O barracão universitário premiado foi o de Educação Física; o melhor bloco universitário foi o bloco dos Amigos; o bloco infantil escolhido foi o Zerinho; o melhor camarote, Dj Agenor; o bloco solidário foi o Abraçaê; o melhor bloco alternativo foi o Aviões Elétrico; o vencedor da categoria bloco irreverente foi o Lá Vem Elas.

A atração local escolhida na votação foi a banda Audácia Pura; Oito7Nove4 foi a banda revelação da Micareta; o cantor revelação foi Zaninho, da banda Mania de Toalha, e a cantora revelação foi Maristella Muller; a cantora foi Alinne Rosa da banda Cheiro de Amor; o melhor cantor foi Tomate; a música foi Liga da Justiça da banda Leva Nóiz; a melhor banda foi Timbalada, a banda de pagode foi Harmonia do Samba e os abadás mais bonitos foram dos blocos Trotte e Folia Caipira.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108822 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]