Deputada Graça Pimenta preside reunião da Comissão de Saúde Parlamentar debate projeto de lei

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Deputada Graça Pimenta preside reunião da Comissão de Saúde Parlamentar debate projeto de leiDeputada Graça Pimenta preside reunião da Comissão de Saúde Parlamentar debate projeto de lei
Deputada Graça Pimenta preside reunião da Comissão de Saúde Parlamentar debate projeto de lei
Deputada Graça Pimenta preside reunião da Comissão de Saúde Parlamentar debate projeto de leiDeputada Graça Pimenta preside reunião da Comissão de Saúde Parlamentar debate projeto de lei
Deputada Graça Pimenta preside reunião da Comissão de Saúde Parlamentar debate projeto de lei

A deputada estadual Graça Pimenta (PR) presidiu reunião da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL) nesta terça-feira (17/05/2011). A parlamentar, que ocupa o cargo de vice-presidente do colegiado, atuou na presidência por solicitação do deputado estadual e presidente da comissão citada, Pastor José de Arimatéia (PRB), que esteve ausente do encontro por motivos pessoais.

Os parlamentares presentes na reunião discutiram, entre outros temas, sobre o projeto de lei 19.018/2011 de autoria do deputado Pastor Sargento Isidório (PSB). O projeto versa sobre a disponibilização de cadeiras acolchoadas reclináveis para os acompanhantes dos pacientes internados em unidades de saúde públicas e particulares do estado.

Conforme a deputada Graça Pimenta, o projeto tem aspectos positivos, mas também possui componentes que merecem ser revistos. “Sou a favor do projeto. Como enfermeira, sei da necessidade do paciente e da segurança que ele tem quando está com acompanhante, mas existem pontos que devem ser observados”, destacou a parlamentar.

Alguns dos itens citados pela deputada Graça Pimenta foram o tipo de cadeira a ser escolhida e a quantidade de leitos disponibilizados na Bahia. “Deve-se ter cuidado na escolha do tipo de cadeira para que esta não venha a comprometer o espaço entre os leitos. O tipo de cadeira deve ser definido para que esta não venha provocar uma diminuição do número de leitos existentes, visto que a quantidade de leitos na Bahia já é insuficiente para atender a demanda”, ressaltou a parlamentar.

Graça Pimenta falou ainda sobre a falta de profissionais de saúde e da responsabilidade de votar o projeto. “O número de profissionais também é insuficiente para atender a demanda e o acompanhante acaba sendo um colaborador, pois em qualquer necessidade ele pode ir até o posto de enfermagem solicitar algo para o paciente. Porém, queremos definir esse projeto de forma que ele não cause transtornos para os pacientes e acompanhantes”, revelou a parlamentar.

A deputada Graça Pimenta declarou também que o cuidado em manter um espaço livre entre os leitos previne o risco de infecções hospitalares. A parlamentar discutiu o tema com os demais deputados presentes na reunião e sugeriu que o projeto fosse revisto e votado com a presença do deputado José de Arimatéia. Os parlamentares acataram a sugestão e decidiram por voltar a discutir o projeto na próxima reunião, que vai ser realizada na terça-feira (24/05).

As visitas a hospitais públicos, que vem sendo realizadas pelo colegiado, também estiveram na pauta do encontro de hoje. A próxima unidade de saúde a receber a visita dos parlamentares é o Hospital Municipal Carmela Dutra, em Bom Jesus da Lapa, na quinta-feira (19/05).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113734 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]