Deputada Graça Pimenta homenageia Candeal no Aniversário da cidade

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Deputada Graça Pimenta cobra política ambiental para portos na Bahia.
Deputada Graça Pimenta cobra política ambiental para portos na Bahia.

O município de Candeal está completando 49 anos de emancipação político-administrativa nesta sexta-feira (13/05/2011) e a deputada estadual Graça Pimenta (PR) homenageou a cidade na Assembleia Legislativa (AL). A parlamentar apresentou moção de congratulações ao município no órgão estadual nesta semana.

Na moção, a deputada Graça Pimenta expôs suas perspectivas sobre a população da cidade. “Espero que os candealenses continuem a honrar a sua terra, como sempre tem feito ao longo dos tempos. Parabenizo os habitantes de Candeal e desejo-lhes progresso.”, declarou a parlamentar.

Distante de Salvador 172 quilômetros, o território onde hoje está situado o município de Candeal integrava a sesmaria da Casa da Ponte. Os primeiros habitantes começaram a povoar o local no início do século XIX e desenvolveram a criação de gado para prover o seu sustento.

A denominação do território de Candeal ocorreu em 1881, quando o fazendeiro Olegário Ribeiro Lima edificou uma igreja na fazenda Capoeira, de sua propriedade, e deu início ao povoado. O nome do lugar teve origem por conta da presença de uma espécie de árvore, cujo nome é Candeia, na fazenda.

Em 1889, criou-se o distrito de Candeal, subordinado ao município de Riachão do Jacuípe. Anos depois, José Rufino Ribeiro Lima, sobrinho do fazendeiro Olegário Ribeiro Lima, liderou o movimento de emancipação do local. A emancipação foi realizada em 23 de abril de 1962, porém a publicação no Diário Oficial foi consumada no dia 13 de maio do mesmo ano, através da assinatura da Lei nº 1.683 pelo então governador do estado da Bahia, Juracy Montenegro Magalhães.

Com uma população de 8.895 habitantes (Censo 2010), a principal atividade econômica de Candeal é a criação de gado leiteiro e de corte. A presença de uma indústria de calçado também influi de forma positiva na economia local.

A deputada Graça Pimenta solicitou que a Secretaria Geral da Mesa desse conhecimento da moção ao prefeito de Candeal, José Rufino Ribeiro Tavares Bisneto, a Câmara de Vereadores e as lideranças políticas da cidade.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121650 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.