Deputada Graça Pimenta apresenta requerimentos para ampliar oferta de água e energia em Feira de Santana e Santanápolis

Deputada Graça Pimenta apresenta requerimentos para ampliar oferta de água e energia em Feira de Santana e Santanápolis.
Deputada Graça Pimenta apresenta requerimentos para ampliar oferta de água e energia em Feira de Santana e Santanápolis.
Deputada Graça Pimenta apresenta requerimentos para ampliar oferta de água e energia em Feira de Santana e Santanápolis.
Deputada Graça Pimenta apresenta requerimentos para ampliar oferta de água e energia em Feira de Santana e Santanápolis.

Requerimentos à CERB para ampliar oferta de água nas zonas rurais

Moradores da zona rural de Feira de Santana e Santanópolis terão em breve maior facilidade no acesso a água. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) reuniu com o diretor da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), Bento Ribeiro Filho, na tarde desta quarta-feira (25/05/2011), em Salvador, na busca de melhorias para os dois municípios.

“A água é um bem necessário à vida do homem. Alguns dos habitantes das localidades que estou solicitando os poços, além de utilizarem a água para sobreviverem também a utilizam em suas atividades de trabalho”, revelou a parlamentar.

Os povoados feirenses para os quais a deputada Graça Pimenta solicitou a perfuração de poços artesianos foram: Bebedouro e Varginha, pertencentes ao distrito de Jaguara; Rosário, Pedras e Campestre, em Humildes; Piaba e Sítio Ceilão, em Tiquaruçu. No Campestre, a população utiliza a água também na produção da farinha, que é uma das formas de sustento na localidade.

Bento Ribeiro Filho avaliou as solicitações da parlamentar e disse quais ações vão ser realizadas nas localidades feirenses. “Em Campestre nós iremos perfurar o poço artesiano. Nos outros locais, iremos realizar a locação dos poços”, declarou o presidente.

Os povoados santanopolinenes contemplados com o pedido de extensão da rede de água, realizado pela da deputada Graça Pimenta, foram Mocó e Jurema dos Milagres. O presidente Bento Ribeiro Filho garantiu que, em princípio, vai autorizar uma visita técnica em Santanópolis para verificar a quantidade de habitantes dos povoados citados pela parlamentar e o quanto de tubo vai ser necessário para a realização do serviço.

A Cerb realiza obras em locais que possuam no mínimo 15 famílias. O prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, e o secretário feirense de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, também participaram do encontro.

Ampliação da rede elétrica

A deputada estadual Graça Pimenta (PR) solicitou expansão na rede elétrica dos municípios de Feira de Santana e Santanópolis. A solicitação foi realizada em audiência entre a parlamentar e membros da presidência da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), em Salvador, nesta quarta-feira (25).

“Em Feira de Santana, no bairro Parque Lagoa do Subaé, cerca de 100 famílias estão em situação de risco, pois os moradores fizeram ligações clandestinas por conta da falta do serviço da Coelba. Ainda no território feirense, moradores da estrada velha de Jaíba estão sem acesso a energia. No povoado de Candeal, em Santanópolis, 40 famílias também estão sem acesso a rede elétrica.”, enumerou Graça Pimenta.

Conforme o presidente da Coelba, Moisés Sales, as questões de Feira de Santana vão ser sanadas. “As obras da zona urbana feirense vão ser todas realizadas”, declarou o presidente.

Em relação as demais situações, o gerente do Departamento de Obras Especiais da Coelba, Hugo Machado, também apresentou resposta positiva. “O serviço na estrada velha de Jaíba já havia sido solicitado, agora vamos programar para executar a obra. No caso de Santanópolis, o técnico vai até o local para realizar um levantamento técnico da situação”, revelou Machado.

O gerente do Departamento de Novas Ligações da Coelba, Juvenal Melvino; o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta; e o secretário feirense de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, também participaram da reunião.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9976 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).