Deputada Graça Pimenta apóia combate ao fumo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Dia Mundial sem Tabaco comemorado nesta terça-feira (31/03/2011)

Com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta terça-feira (31). A deputada estadual Graça Pimenta (PR) apóia a iniciativa.

“O tabaco é conhecido no Brasil desde o seu descobrimento, já que os índios acreditavam em seu poder medicinal e o usavam em rituais médico-religiosos. Mas a partir do final do século XIX, o fumo começou a ser produzido para consumo. Sabemos dos perigos desse consumo, não só para o fumante ativo, como também para o passivo, e precisamos nos mobilizar para reduzir cada vez mais o número de fumantes no país”, declarou a deputada Graça Pimenta.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para o crescimento de doenças não contagiosas como ataque cardíaco, derrame, câncer e enfisema. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas morram por conta do fumo.

Pesquisas apontam que o consumo de tabaco concentra-se nas capitais de regiões mais industrializadas e atinge, principalmente, a população de menor escolaridade e renda. O preço do cigarro no Brasil, considerado o sexto mais barato do mundo, é outro estimulante para o aumento de tabagistas.

*Com informação: Sérgio Jones

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]