Comissão de Saúde da Câmara reafirma boas condições da unidade do Hospital da Mulher

Comissão de Saúde da Câmara reafirma boas condições da unidade do Hospital da Mulher.Comissão de Saúde da Câmara reafirma boas condições da unidade do Hospital da Mulher.
Comissão de Saúde da Câmara reafirma boas condições da unidade do Hospital da Mulher.

Comissão de Saúde da Câmara reafirma boas condições da unidade do Hospital da Mulher.

As boas condições do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) foram reafirmadas pela Comissão Permanente de Educação, Saúde, Cultura e Desportos da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, após visita às instalações da unidade. O relatório foi apresentado pelo presidente da Comissão, vereador Ailton Araújo Rios.

O documento comprova a inexistência de fatores de risco para a ocorrência de casos de infecção hospitalar, em especial na UTI Neonatal, onde são atendidos prematuros de alto risco. O relatório informa, ainda, a realização de manutenção quinzenal em incubadoras e berços e destaca que os filtros das incubadoras estão dentro do prazo legal de validade.

No relatório constam também informações sobre a realização de cirurgias no Hospital da Mulher. O documento aponta que teriam sido priorizadas as cirurgias de mastologia e gigantomastia, assim como a liberação de leitos para realização de partos, atendendo as demandas da população.

A Comissão constatou a regularidade nos repasses do Governo Municipal para a unidade de atendimento a parturientes, bem como o número suficiente de leitos e macas para atender a demanda.

Durante apresentação do documento, o presidente da Comissão destacou a estrutura e condições de higiene e atendimento nos equipamentos de saúde. “Frequento aquele hospital desde a época em que eu trabalhava na Secretaria Municipal de Saúde e nunca vi nenhum sinal de falta de higiene no local”, afirmou.

A visita aconteceu no último dia 11 de maio e contou com a presença dos membros da Comissão, vereadores Ailton Araújo e Otávio Joel de Araújo e o vereador José Sebastião Alves, na condição de convidado, acompanhados pelo diretor da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Jair de Jesus; diretor administrativo da instituição, Raimundo Barreiros e pelo engenheiro de Segurança Hospitalar, André Politano.

Mudas de árvores na Lagoa do Subaé

O plantio de vegetais sob a responsabilidade da Embasa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) para plantar milhares de mudas de árvores em torno da Lagoa do Subaé, dentro em breve.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, a Semmam abriu um processo administrativo contra a empresa porque o grupo realiza obras de esgotamento sanitário na bacia do Subaé.

Com os vegetais, portanto, as margens da lagoa do Subaé serão limpas. Segundo Coelho, serão plantadas diversas espécies que podem se adaptar ao leito da lagoa, como Sibipiruna e Ipê Rosa.

Os empresários que trabalham próximos a margem da lagoa também serão obrigados a providenciar a limpeza da área, conforme o secretário. “Inclusive, o Ministério Público instaurou um inquérito civil e está acompanhando nosso trabalho. Nós esperamos recuperar o máximo possível das margens da lagoa”, afirma Coelho.

Ele acrescenta que a secretaria está contratando empresa para executar um grande projeto sobre as lagoas de Feira de Santana e, a partir disso, buscar a parceria do Ministério do Meio Ambiente para melhorar as condições das lagoas.

Retirada de entulho da avenida Ayrton Sena

Remoção de todo material será concluída em vinte dias

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano mantém a retirada do entulho resultante da demolição das casas localizadas na avenida Ayrton Sena. A remoção foi iniciada no último dia 10 de maio e, conforme cronograma, deve ser concluída em vinte dias.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, o trabalho está sendo realizado em etapas. “A limpeza da área continua. Nesta etapa estamos retirando o material acumulado na área próximo às casas que foram construídas no final da avenida Ayrton Sena”, informa Pinheiro.

Ainda conforme Pinheiro, o objetivo da ação é manter toda a área da primeira fase de demolição das casas limpa. “Ainda estamos aguardando a conclusão do acordo feito entre a Conder e os moradores destas 19 casas que ainda restam ser demolidas. Assim que as residências forem desocupadas, será realizada a segunda etapa de demolição para início das obras da avenida”, afirmou.

A abertura da avenida Ayrton Sena ligará as avenidas João Durval Carneiro e Iguatemi. Atualmente 317 das 358 famílias já foram transferidas para as novas casas, localizadas no bairro Mangabeira. As residências possuem dois quartos, sanitário, cozinha e sala, além de uma área de sete metros de largura por 14 metros de comprimento com espaço para ampliação e estrutura para construção vertical.

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil

A 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa do Território Portal do Sertão será realizada nos dias 7 e 8 de junho. O decreto de convocação foi publicado em jornal de circulação local na manhã de sexta-feira (20). A iniciativa será presidida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

A Conferência do Território Portal do Sertão acontece em consonância com a Conferência Estadual e Nacional. A comissão organizadora será designada pela secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio. O evento terá como tema: “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”.

Também serão abordados os seguintes eixos temáticos: Envelhecimento e Políticas de Estado, pactuar caminhos intersetoriais; Pessoa Idosa: protagonista da conquista e efetivação dos direitos; Fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos; Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir, fiscalizar.

O Regulamento e o Regimento da 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa do Território Portal do Sertão serão elaborados pela Comissão Organizadora, com base nas orientações da 3ª Conferência Estadual.

*Com informações: Sérgio Jones

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]