Comissão da OEA critica Brasil por assassinatos de jornalistas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA), condenou, na quarta-feira, 11 de maio de 2011, os assassinatos dos jornalistas brasileiros Valério Nascimento e Luciano Leitão Pedrosa ocorridos este ano, informou a Folha de S. Paulo.

No comunicado, a Relatoria Especial manifestou “preocupação pelo fato de dois comunicadores terem morrido no Brasil em menos de um mês por causas possivelmente relacionadas ao exercício profissional”.

A Unesco também engrossou o coro das entidades internacionais que denunciaram o segundo assassinato de um jornalista brasileiro em curto período de tempo, segundo a Agência EFE.

Em nota oficial, Irina Bokova, diretora geral da organização, destacou que o homicídio de Nascimento “representa um ataque claro ao direito dos cidadãos de debater e se comprometer com a ação política, dois direitos essenciais e interrelacionados, fundamentais em qualquer democracia livre”.

Dono do jornal “Panorama Geral”, Nascimento foi morto a tiros no quintal de sua casa no município de Rio Claro (RJ), no dia 3 de maio. A Polícia Civil investiga indícios de motivação política no crime, já que o jornal dele publicou reportagem sobre supostas irregularidades na cidade de Bananal (SP).

Pedrosa foi assassinado em um restaurante em Vitória de Santo Antão em 9 de abril. Ele era apresentador do programa policial “Ação e Cidadania”, na TV Vitória, e já havia recebido ameaças, segundo as investigações da polícia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113876 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]