Com a presença dos representantes de Cabo Verde, Nigéria e Angola, Dia da África é celebrado em Sessão Especial na ALBA

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.


25 de maio é o Dia da Libertação da África, assim estabelecido desde 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na Bahia, pelo quinto ano consecutivo, a celebração da data reunirá diplomatas de países africanos, representantes de instituições e órgãos de governo e militantes do movimento negro numa Sessão Especial no Plenário do Legislativo baiano, às 15 horas, nesta quinta-feira (26/05/2011).

A cerimômia é o ponto máximo de uma série de atividades ocorridas em maio e promete reverenciar a homenagem da ONU, que instituiu 2011 o Ano Internacional para Descendentes de Africanos. O proponente da sessão é o presidente da Comissão de Promoção da Igualdade da Casa, deputado Bira Corôa (PT), que entregou a embaixadores africanos, em Brasília, dia 11/05, uma minuta de protocolo de intenções do Governo do Estado para que as comemorações oficiais do Dia da África, que acontecem na capital federal, sejam transferidas para a Bahia no ano de 2012.

No evento de amanhã, participam da mesa o embaixador de Cabo Verde, Daniel António Pereira; os adidos culturais José Carlos Lamartine e Ayowumi Olayanju, representando as embaixadas de Angola e da Nigéria, respectivamente; os secretários estaduais Almiro Sena (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Elias Sampaio (Promoção da Igualdade) e Vera Lúcia Barbosa (Políticas para as Mulheres); o reitor da Universidade Estadual da Bahia, Lourisvaldo Valentim; entre outros.

Programação – Desde o ano passado, as comemorações do Dia da África foram ampliadas para além da Sessão no Legislativo, com várias atividades em outros municípios baianos, como exposições de peças da cultura do Benin e de Angola em Camaçari e Cachoeira. Esse ano, a programação incluiu ações em quilombos, escolas públicas municipais e estaduais, Câmara de Vereadores e universidades em diversos municípios, como Camaçari, Salvador, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Cachoeira, Serrinha e Cardeal da Silva.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]