Cinco agências recebem pagamento do IPTU parcelado em cinco vezes. Leia esta e outras notícias da PMFS

Cinco agências recebem pagamento do IPTU parcelado em cinco vezes. Leia esta e outras notícias da PMFS
Cinco agências recebem pagamento do IPTU parcelado em cinco vezes. Leia esta e outras notícias da PMFS
Cinco agências recebem pagamento do IPTU parcelado em cinco vezes. Leia esta e outras notícias da PMFS
Cinco agências recebem pagamento do IPTU parcelado em cinco vezes. Leia esta e outras notícias da PMFS

Imposto parcelado em cinco vezes, com vencimento no dia 7

Casas lotéricas e mais cinco agências bancárias são credenciadas pela Secretaria Municipal da Fazenda para receber o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O contribuinte pode efetuar o pagamento no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, HSBC e Caixa Econômica Federal, além das agências lotéricas.

O imposto pode ser parcelado em cinco vezes, com valor mínimo de R$ 30. As parcelas vencem no dia 7 de cada mês, sendo que as duas primeiras tiveram prazo de vencimento em abril e maio.

Caso o contribuinte não tenha recebido o boleto ou perdido a primeira via, o documento pode ser adquirido no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), situado na rua Barão de Cotegipe, 764, Centro, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Outra opção é imprimir o boleto através dos sites (www.feiradesantana.ba.gov.br ou www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br). Para adquirir a segunda via é necessário apresentar o carnê do ano passado ou o número do cadastro do imóvel.

Mais 604 famílias terão casa própria

Sorteio das novas unidades será na próxima semana

Mais 604 famílias serão contempladas com a casa própria em Feira de Santana. O sorteio das unidades, construídas através do programa Minha Casa Minha Vida, acontecerá nos próximos dias 16 e 17 de maio de 2011, a partir das 8h, no Centro de Cultura Maestro Miro, segundo informou o secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy Souza Rocha. Os dois empreendimentos estão localizados no bairro Mangabeira.

No primeiro dia serão sorteadas as novas unidades do Residencial Santo Antônio. São 224 villages, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Já no dia 17 será a vez das 380 unidades do Residencial Santa Bárbara, que características semelhantes. Os contemplados têm renda familiar até três salários mínimos.

De acordo com o secretário Ruy Rocha, após o sorteio os próximos passos serão a vistoria dos imóveis, a assinatura dos contratos e a entrega das chaves, ações que devem ser concluídas no prazo de 15 a 30 dias. “Toda a documentação já foi entregue e aprovada pela Caixa Econômica Federal”, informa.

Além dos nomes aprovados para os dois residenciais, há uma relação de inscritos que representam 20% do total contemplado. É que, segundo Ruy Rocha, as normas do programa estabelecem essa margem excedente, para cobrir eventuais desistências ou alguma pendência de última hora.

Esperança da casa própria

Dezenas de pessoas compareceram à Secretaria de Habitação

Ter uma casa própria é um sonho comum de muitas famílias. Diante disto, dezenas de pessoas chegaram cedo à Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, na manhã desta quarta-feira (11/05). Algumas para fazer a entrega de documentos para o Programa Minha Casa, Minha Vida. Outras em busca de informações para participar do programa.

Petronilha Macedo Andrade, aos 70 anos, quer vim morar em Feira de Santana para ter acesso à saúde. “Moro na roça, em um outro município, e sempre preciso vim para ir a médicos. Morando aqui mesmo na cidade, não vou ter que ficar me deslocando todos os dias”, conta.

Já a diarista Andrelina Freitas, 41 anos, mora no bairro Gabriela. Mãe de dois filhos e com marido desempregado, ela tem que desembolsar R$ 120,00 por mês para pagar o aluguel. Andrelina já se inscreveu no programa da casa própria. Agora, aguarda ser chamada. “Estou aqui para me certificar se meu nome está na lista”, diz.

Segundo a assistente social da Secretaria de Habitação, Ana Cristina Mamona, em alguns casos existe dificuldade em localizar os pré-selecionados para apresentar a documentação necessária para a entrega dos imóveis. “Na maioria das vezes, quando a secretaria vai convocar os beneficiários o telefone ou o endereço já não são mais os mesmos”, ressalta.

O desejo da casa própria também faz parte da vida de Kaliane Sena dos Santos. Aos 23 anos ela já é mãe de dois filhos. O mais velho está com 8 anos e a caçula tem apenas 1 ano e dois meses. “O pai do meu primeiro filho não dá nenhum tipo de assistência. Tenho que me virar para sustentar eles, já que meu atual companheiro está desempregado. Espero em Deus conseguir uma casa própria, pelo menos será um gasto a menos por mês”, conta.

Remoção de entulho da avenida Ayrton Sena

Limpeza dos destroços deverá ser concluído em 30 dias

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano começou a retirar o entulho resultante da demolição de casas na avenida Ayrton Sena. Os trabalhos foram iniciados na manhã de terça-feira (10), e estão sendo realizados através de tratores e caçambas. O serviço de limpeza dos destroços deverá ser concluído em 30 dias.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, o principal objetivo é realizar a limpeza da primeira etapa da área que já foi demolida. “Vamos retirar todo o entulho do local enquanto aguardamos a posição da Conder em relação às casas que ainda não foram demolidas. Será necessário utilizar mais de mil caçambas para recolher os materiais que continuam no local. A abertura da pista só vai começar a ser feita quando todas as casas forem derrubadas”, explica.

As secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Regularização Fundiária continuam esperando a autorização da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para auxiliar na demolição das casas. Os serviços estão paralisados desde o inicio do mês de abril, e até o momento mais de 60 casas foram derrubadas. A abertura da avenida Ayrton Sena ligará as avenidas João Durval Carneiro e Iguatemi.

Ação Global promove cidadania

700 voluntários atuarão na prestação de serviços

Serviços na área de saúde, cidadania e lazer fazem parte do projeto Ação Global, que acontece no próximo sábado (14/05), em Feira de Santana. Desenvolvido através de parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Rede Globo, com apoio da Prefeitura de Feira de Santana, o evento vai ocorrer no Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa, das 8h às 16 horas.

Além de Feira de Santana, o evento será realizado em cidades de todos os 27 estados brasileiros. Em 2010, somente no município participaram mais de 11 mil pessoas e ao todo foram prestados mais de 47 mil atendimentos. Este ano, o evento vai contar com a participação de 50 instituições parceiras e 700 voluntários estarão atuando na prestação de serviço e organização do evento.

O Ação Global tem como objetivo informar e mobilizar os segmentos sociais em benefício dos menos favorecidos, com vistas à inclusão social e a construção da cidadania. “Este é um evento que acontece no país já alguns anos, disponibilizando a comunidade serviços gratuitos que contribuem com o bem estar e a cidadania da população, mobilizando inclusive a iniciativa privada”, observa a coordenadora do projeto em Feira de Santana, Cintia Becker.

De acordo a coordenadora do projeto, o apoio do Município é fundamental. “A Prefeitura, por sua vez, apóia o evento na parte de infra-estrutura, disponibilizando o local para realização do evento e segurança. Contamos ainda com a participação das secretarias municipais, oferecendo à comunidade todos os serviços especializados gratuitos”, afirma.

Entre os serviços oferecidos para a população na área da saúde incluem: aferição de pressão, prevenção em saúde bucal, vacinação, educação alimentar, prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros, teste de acuidade visual, além de medição de glicemia e colesterol.

Haverá também mini-curso de informática, palestras educativas sobre o uso de drogas, combate à violência e incentivo ao desarmamento, e ainda oficinas de artesanatos. Na ocasião, as pessoas vão poder emitir o CPF e a 2ª via do RG, obter orientação sobre benefícios da Previdência Social, serviços relacionados ao consumo de água e luz e assessoria jurídica.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]