Campanha de Vacinação contra influenza é prorrogada. Leia esta e outras notícias da PMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Olimpíada da Adversidade em nova data | Competição reunirá mais de 250 pára-atletas no município
Olimpíada da Adversidade em nova data | Competição reunirá mais de 250 pára-atletas no município
Olimpíada da Adversidade em nova data | Competição reunirá mais de 250 pára-atletas no município
Olimpíada da Adversidade em nova data | Competição reunirá mais de 250 pára-atletas no município

Campanha segue até a próxima sexta-feira (20/05/2011)

A campanha de vacinação contra influenza foi prorrogada por mais uma semana em Feira de Santana. As pessoas incluídas no grupo prioritário da campanha – adultos com mais de 60 anos, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer fase gestacional, profissionais de saúde e indígenas – têm até a próxima sexta-feira (20/0) para serem imunizadas.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram aplicadas 37.489 doses da vacina, no período de 25 de abril a 13 de maio, totalizando uma cobertura de cerca de 60%, já que a meta é vacinar no Município 62.218 pessoas. A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Janice Estrela, observa que já solicitou mais empenho as unidades de saúde para que o maior número de pessoas sejam imunizadas.

“Queremos garantir o acesso dos grupos específicos às vacinas, que se encontram disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF). As equipes que atuam nestas unidades estarão mais atentas e empenhadas durante essa semana, para conseguir imunizar ainda mais pessoas”, ressalta.

Ela destaca também a importância da vacinação. “Este ano, além do Ministério da Saúde ampliar a oferta para crianças e gestantes, disponibilizou a vacina conjugada, que protege contra a gripe comum e a gripe H1N1. As duas variações da influenza provocam elevados índices de internações hospitalares e complicações respiratórias”, alerta.

A vacina está sendo disponibilizada em 15 UBS e 83 PSFs, que compõem a rede municipal de saúde e funcionam das 8 às 17 horas.

Camelôs em nova localização

Vendedores em novos pontos na avenida Senhor dos Passos

Os camelôs que ocupavam a lateral da Igreja Senhor dos Passos estão trabalhando em novos pontos do centro comercial desde o início da manhã desta segunda-feira (16/05). Os 23 vendedores foram transferidos para as proximidades do Mercado de Arte Popular (MAP), Arquivo Público Municipal e outros entrepostos situados na avenida Senhor dos Passos.

A realocação foi necessária por conta do tombamento e inclusão do prédio da Igreja Senhor dos Passos no roteiro turístico da cidade, além da necessidade de melhoria no aspecto visual. Porém, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh, afirma que a definição dos novos locais foi feita em comum acordo com os ambulantes.

“No sábado eles ainda trabalharam próximo a Igreja, mas hoje estão em novos locais. Todos eles estão regularizados perante a Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, ressalta o secretário. Segundo a coordenadora de feiras livres e ambulantes, Celidalva Alves, a transferência foi feita sem qualquer dificuldade.

“A realocação já tinha sido negociada com o secretário em uma reunião na semana passada, no Mercado de Arte. Nesta segunda estamos fazendo o encaixe dos camelôs”, afirma. O vendedor ambulante Francisco de Assis trabalhava no local há quase 40 anos, mas ficou satisfeito com a mudança. “É bom porque está perto da Igreja. O movimento não teve mudança”, declara.

Para a comerciante Elenice Oliveira, a transferência também foi benéfica para os consumidores. “Aqui na frente do Mercado de Arte é bem melhor para a gente comprar porque não há preocupação com os carros passando tão perto de nós. É mais seguro”, disse.

Olimpíada da Adversidade em nova data

Competição reunirá mais de 250 pára-atletas no município

A Olimpíada da Adversidade será realizada em Feira de Santana nos dias 3 e 4 de junho. A nova data foi definida após uma reunião entre membros da comissão organizadora do evento com o diretor de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Wilson Passos, na semana passada. A competição reunirá na cidade cerca de 250 pára-atletas.

“Na primeira reunião havíamos definido a data para os dias 28 e 29 de maio, mas por conta de uma prova que vai atrair muitos participantes resolvemos fazer essa mudança”, destaca Wilson. Uma das novidades este ano é a participação de pára-atletas de Jequié nas modalidades Futsal e Natação.

“Será na verdade a continuação de um intercâmbio que já vem acontecendo há alguns anos, quando atletas de Feira de Santana participam de um evento voltado a pessoas com deficiência na cidade de Jequié. Agora é a vez desses pára-atletas prestigiarem o nosso evento”. A Olimpíada da Adversidade de Feira de Santana também contará com participantes de Salvador e Camaçari.

Com o slogan “Quando o preconceito é derrotado todo mundo vence” o evento é o único na Bahia que acontece com recursos próprios do Município. “É uma das ações mais positivas da Prefeitura. Feira é a única cidade que tem uma lei que determina a realização do evento anualmente” destaca. Esta será a quarta edição da Olimpíada da Adversidade

A abertura da competição acontecerá às 9h, do dia 3 de junho, no Complexo Esportivo Oyama Pinto. O evento contará com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta e demais autoridades feirenses e dos municípios de Salvador, Jequié e Camaçari. “É uma possibilidade das pessoas realizarem o seu sonho de superação numa disputa lúdica onde o objetivo não é a competitividade, mas a integração e diminuição do preconceito”, ressalta Wilson.

Bolsa Família exige acompanhamento médico

Promoção da saúde para beneficiados do programa

Crianças com zero a 7 anos e gestantes beneficiadas pelo Programa Bolsa Família devem fazer o acompanhamento médico nos postos de saúde para que o benefício seja mantido. De acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cátia Celeste Simões, é necessário realizar pesagem e medição das crianças e, sobretudo, mantida a vacinação em dias.

Já as mulheres em idade fértil que recebem o Bolsa Família, com idade entre 10 e 44 anos, devem fazer o pré- natal. “Elas precisam ter um acompanhamento médico para prevenir ou tratar algumas doenças e tomar as vacinas necessárias para gestantes”, explica Cátia Celeste.

Ela acrescenta que todo o acompanhamento com crianças e gestantes começou no mês de fevereiro e visa principalmente a promoção da saúde. “Quem não tomar essas providências terá o benefício bloqueado. Portanto, as mães e gestantes devem ficar atentas para não perder o benefício”, orienta a nutricionista.

As famílias que recebem o auxílio também devem manter as crianças na escola e atualizar o cadastro na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para receber o benefício. Segundo Cátia, agentes comunitários desenvolvem o acompanhamento em algumas áreas do Município. Porém, alguns locais não são cobertos pelos profissionais.

Prefeito parabeniza Bahia de Feira

Time feirense conquistou o título de campeão baiano 2011

O Bahia de Feira conquistou neste domingo (15/05) o inédito título do Campeonato Baiano 2011, ao derrotar o Vitória, em Salvador, por 2 a 1. O prefeito Tarcízio Pimenta parabeniza jogadores, comissão técnica e diretoria pela conquista. O título do Bahia de Feira vem 42 anos após o Fluminense de Feira trazer a taça para a cidade pela última vez, em 1969.

O grupo do Bahia de Feira será recebido pelo prefeito na próxima terça-feira (17), a partir das 7h30, no Paço Municipal Maria Quitéria. Os gols da partida foram marcados por Geovani, de falta, para o Vitória; Alisson, que empatou para o Bahia de Feira, no final do primeiro-tempo; e João Neto, que marcou o gol do título já na segunda etapa.

O Bahia de Feira contou com todo o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana durante a disputa das finais do Campeonato Baiano 2011, como no apoio midiático de divulgação na primeira partida da decisão e toda a estrutura disponibilizada para a realização do jogo no Jóia da Princesa. O time de Feira de Santana também garantiu a vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D, este ano, e para a Copa do Brasil, em 2012.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113792 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]