Ataque que matou pelo menos 80 no Paquistão é vingança por Bin Laden, diz Talibã

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Brasília – Um ataque a bomba contra uma academia paramilitar no Noroeste do Paquistão matou ao menos 80 pessoas na manhã de hoje (13/05/2011), segundo a polícia local. Várias pessoas ficaram feridas no atentado, cujo alvo foi um centro de treinamento em Shabqadar, no distrito de Charsadda. A cidade de Shabqadar fica na fronteira do Paquistão com o Afeganistão, uma das áreas mais violentas da região.

O Talibã paquistanês assumiu a autoria do atentado e disse que foi uma vingança pela morte do líder e fundador do Al Qaeda, Osama Bin Laden, no último dia 1º, por forças especiais norte-americanas.

Há relatos de que as explosões foram ocasionadas por um homem-bomba, que usava uma motocicleta, e de que a segunda bomba foi colocada no centro de treinamento. O atentado ocorreu no momento em que cadetes recém-formados entravam em ônibus para sair de folga.

Segundo as autoridades, a maioria das vítimas era recruta, mas há também pelo menos quatro civis mortos. Os feridos foram levados a um hospital próximo, e as forças de segurança isolaram a região.

A cidade de Shabqadar fica na fronteira com o Afeganistão, a cerca de 35 quilômetros a noroeste de Peshawar. Na região, as forças de segurança lutam contra o Talibã e sofrem frequentes ataques desse tipo. Porém, os de hoje foram considerados os mais violentos. De acordo com especialistas, o Exército do Paquistão é alvo de críticas desde a operação que matou Bin Laden.

*Com informações: BBC Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112810 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]