Agentes são treinados para evitar praga do cacaueiro na Bahia

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) dá continuidade às ações do Plano de Contingência para a Monilíase com a realização, nesta terça (24/05/2011) e na quarta-feira (25/05), em Valença, de um treinamento para detecção e prospecção da doença. O objetivo é capacitar cerca de 30 pessoas entre técnicos, agentes e agrônomos como multiplicadores de informação com o intuito de evitar que a praga ainda inexistente no estado infeste a cacauicultura baiana.

Impedir o risco da praga requer medidas efetivas para a implementação de instrumentos que fortaleçam o agronegócio cacau, explica a coordenadora Regional da Adab em Itabuna, Catarina Cotrim. “Esse treinamento integra o conjunto de ações preventivas para a proteção dos cacaueiros e cupuaçuzeiro”. Ela diz que a presença da praga em países como Colômbia, Peru e Venezuela trouxe reflexos negativos nos aspectos social, econômico e ambiental.

Dentro da programação do treinamento estão previstas palestras sobre a Monilíase, o Plano de Contingência, monitoramento em áreas consideradas de baixo risco para a praga e educação sanitária. O curso terá ainda uma parte prática de campo, que abordará a metodologia de detecção da Monilíase, e oficina de planejamento, com apresentação de trabalhos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]